Regiões de vinho
Um pouco de história
O Vinho de Bucelas, uma das Denominações de Origem da região, era muito apreciado no período das Invasões Francesas, sendo exportado para Inglaterra durante esse período, posto que vinha sendo muito apreciado pelos soldados ingleses. Aliás, o próprio Wellington o apreciava, tendo-o introduzido na corte. Já o Vinho de Colares era frequente nas mesas que Eça de Queirós descrevia nos seus romances do Portugal do século XIX.
O que esperar de Lisboa?
A região de Lisboa é tão produtiva quanto heterogénea, devido à sua variedade geográfica. Tanto se encontram vinhas perto do Atlântico fresco e ventoso, como no interior quente, daí resultando diferentes prazeres. O que é certo é que alguns dos nossos mais interessantes vinhos nascem aqui: por exemplo, os excelentes Casal Santa Maria, produzidos na vinha mais ocidental da Europa!
Vinhos Tintos
Castas comuns: Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Tinta Miúda, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira, para além da contribuição de castas internacionais como o Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Syrah
Vinhos Brancos
Castas comuns: Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Seara-Nova e Vital
Selo de Garantia
Cabe à CVR de Lisboa certificar a qualidade e autenticidade dos vinhos da região.
Fonte: CVR Lisboa, Wines of Portugal e Instituto do Vinho e da Vinha