Salada, uma excelente refeição
A ideia de que uma salada não alimenta é completamente errada. Aliás, quando bem preparada, pode fornecer-nos a mesma energia do que qualquer outro prato dito “mais completo”. Optar por saladas é um grande passo no combate ao excesso de peso ou como auxílio na procura de uma vida saudável. Deixamos-lhe algumas dicas para preparar saladas nutritivas, saudáveis (sim, porque nem todas o são!) e, sobretudo, deliciosas!
- Procure combinar frutos secos (nozes, amêndoas, amendoins, pinhões) com os legumes (como alface, agrião, rúcula, pepino, tomate, courgette, rabanete).
- Se for comer uma salada antes de ir dormir, evite alimentos como batata e massa, já que são demasiado “pesados” para o corpo quando se avizinha a hora de ir dormir. Contudo, só tem a beneficiar se optar por eles na hora de almoço, já que são uma excelente fonte de energia para o manter ativo durante o dia.
- Pode sempre misturar queijo fresco, algumas frutas (maçã, manga, pêra) ou cereais, (aveia, chia, sésamo) na sua salada. São um excelente corta-sabor e contribuem para diversificar as cores e os sabores do prato.
- Como tempero, evite molhos. Opte por azeite e vinagre (ou, em substituição, limão).
Sugerimos-lhe que acompanhe com um bom vinho, branco ou rosé, preferencialmente, cuja leveza e elegância entrarão em harmonia com a frescura e sabores da salada.
Dê um gole no vinho que escolheu e delicie-se!