Escolha o seu tipo de vinho
Vinho do Porto Tinto
Os Tawnys podem ter tonalidades entre o âmbar e o castanho. O seu sabor lembra nozes e figos secos graças aos anos de oxidação lenta e controlada em grandes barris ou cubas. Os colheitas e os Tawnys envelhecidos devem ser servidos frescos, quer no Verão ou no Inverno. Estes podem ser bebidos como aperitivos ou no fim das refeições, perfeitos quando acompanhados por nozes. Os tawnys 10 ou 20 anos são os melhores para acompanhar queijos Silton e o ex-libris do queijo português, o Serra da Estrela.
Os Portos Ruby, onde o Vintage é a categoria do topo da escala, são carregados de cor e ligeiramente mais doces e frutados do que os Tawnys. O Vintage tem de ser guardado durante anos para que os seus taninos adstringentes se tornem mais macios e possa ser bebido. O Ruby é melhor bebido a uma temperatura média e acompanha bem certos queijos, como queijo da Serra a, queijo de Azeitão, Cheddar e mesmo queijos não pasteurizados, no caso do LBV. São também um bom par para chocolate amargo e doces com café.
Vinho do Porto Branco
O vinho do Porto brancos existem em vários níveis de doçura. O seco é pouco doce, o meio seco bastante doce e o doce é uma bebida mesmo para os mais gulososos. O Porto rosé é um novo estilo de Porto doce, ideal para beber fresco a solo ou em cocktails. O vinho do Porto brancos existem em vários níveis de doçura. O seco é na verdade um pouco doce, o meio seco bastante doce e o doce é uma bebida mesmo para os mais gulosos. Um novo estilo de Porto, doce, fortificado e rosé, que foi feito para beber fresco e a solo ou então em cocktails.