Portugal é um país cheio de história, rico em marcos históricos e monumentos. Muitos estão rodeados de mitos e lendas, outros tantos de situações caricatas e histórias curiosas. Conheça alguns dos mais icónicos monumentos do país:
Convento de Cristo – Tomar
Obra seminal da arquitectura manuelina, o Convento de Cristo em Tomar é um compêndio de arte e história, e por isso Património Mundial da UNESCO. Este é um dos monumentos que tem mais mistério e lendas históricas em seu redor. Este edifício está intimamente ligado à história dos Templários e, por isso, há também quem diga que aqui está guardado o Santo Graal. É definitivamente um tesouro histórico a explorar.
Templo Romano de Évora
Frequentemente chamado de “Templo de Diana”, essa associação à deusa da caça é apenas originária do séc. XVII. Na verdade, acredita-se que o templo tenha sido construído em homenagem ao imperador Augusto e é neste momento o único vestígio existente do fórum romano que outrora existiu.
Santuário do Cristo Rei
Um ponto incontornável das margens do Tejo, esta é uma obra relativamente moderna. Construída em 1959, é uma demonstração de fé e religiosidade, assim como uma demonstração de megalomania do Estado Novo, sendo um dos pilares da cultura desse período da história portuguesa. Em Almada, de braços abertos para Lisboa, este monumento situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo e tem 110 metros de altura. É o miradouro com melhor vista para a cidade de Lisboa.