Nascida nos primórdios da vitivinicultura, a técnica de produção do vinho laranja nasceu há milhares de anos, na Geórgia. Conhecidos por Orange wines, são hoje produzidos em todo o mundo e ficaram conhecidos recentemente, através dos italianos e dos eslovenos, que os tornaram populares.
O vinho é feito com laranjas?
Não. É feito com uvas brancas, de forma idêntica à de um vinho tinto (com maceração pelicular prolongada). Ou seja, o mosto fica em contacto com as partes sólidas durante dias, semanas ou até mesmo meses.
Ao contrário dos vinhos brancos mais comuns, estes não passam por processos de controlo de temperatura nem por madeira. Também não são filtrados, estabilizados ou clarificados. Na maioria dos vinhos brancos, estas macerações são quase inexistentes ou, quando acontecem, raramente ultrapassam as 24 horas.
São muitas vezes fermentados em ânforas de barro ou tanques de cimento, por exemplo. Por curiosodade, na Geórgia, este tipo de vinhos são guardados em vasos ou ânforas, chamados Kvevri. Fechados e lacrados com cera de abelha e posteriormente enterrados, seguem a forma tradicional de conservar vinhos na antiguidade.
Qual o seu sabor?
Apresentam sempre cores fortes, como o amarelo ouro intenso, a cor de laranja ou o cobre profundo. Na boca, sentem-se os taninos e são ricos no perfil aromático, com aromas a pêssego ou alperce . Mostram muitas notas de frutos secos, de ervas e de mineralidade. São vinhos muito complexos, porque além de taninos e aromas também têm muita acidez.
São um dos mais interessantes vinhos do mundo, que vivem um momento mágico de expansão (alguns têm até ganho fama e estatuto de vinhos de culto).
E como o vinho vem da Vinha,
Aqui vão algumas sugestões de vinhos “Orange” ou de Curtimenta!
Vinho Branco Pôpa Curtimenta 2019, 75cl Douro
Vinho Branco Anselmo Mendes Curtimenta 2020, 75cl Vinhos Verdes
Vinho Branco Kaputt Laranja, 75cl Douro