Quando começa a Primavera no hemisfério norte, começa o Outono no hemisfério sul e estamos em plena época da vindima!

Nos países como a Austrália, Argentina, Nova Zelândia, África do Sul e Chile, entre outros, a vindima ocorre geralmente entre Fevereiro e Abril, ou seja, entre o final do Verão e o início do Outono a sul do equador.

Estas regiões vitivinícolas têm vindo a alcançar notoriedade junto dos apreciadores de vinho europeus, mas ainda lutam com algum preconceito entre os que advogam que os vinhos produzidos a norte do equador têm qualidade superior.

É verdade que quando pensamos nas principais regiões vitivinícolas do mundo, vêm-nos de imediato à ideia os vinhos produzidos em países que se localizam no hemisfério norte como França, Itália, Espanha ou Estados Unidos.

E é também verdadeiro que um Merlot de Bordéus é completamente diferente de um Merlot da África do Sul. A uva Merlot tende a ser mais frutada em climas mais quentes e mais tânica e terrosa em climas mais frios. As mesmas castas plantadas em diferentes terroirs, resultam em vinhos completamente diferentes. Mas não é essa uma das magias da arte de fazer e de beber vinho?

A produção vinícola nos países do hemisfério sul está em franco crescimento e exporta vinhos de qualidade, muitas vezes a preços acessíveis.

 

O melhor mesmo é experimentar e tirar as suas conclusões: Hemisfério Norte, Hemisfério Sul, ou ambos?

 

África do Sul

Argentina

Austrália

Chile

Nova Zelândia

 

Boas pomadas.

Partilhar: