Quinta de São Francisco Colheita Tardia
A parcela onde se encontram instaladas as castas Sauvignon Blanc (70%) e Fernão Pires (30%) para a produção deste vinho, reúne excelentes condições edafoclimáticas para a produção deste tipo de vinho. Situada na confluência de dois rios, e protegida pelos “taludes” das margens dos mesmos, origina durante a noite a produção de elevado nível de humidade nas uvas, e durante o dia um efeito “estufa” derivado à proteção do vento. Condições excelentes para o desenvolvimento do fungo Botrytis Cinerea.
Semanalmente foram colhidos bagos em diferentes locais da parcela para a realização de analises físico químicas e prova organoléctica para se proceder à marcação da colheita de uvas. No dia 20 de Outubro a colheita de uvas foi feita manualmente por uma equipa de pessoas especializadas, onde foram colhidas apenas as uvas que manifestassem sintomas provocados pela podridão nobre.
Após paragem da fermentação alcoólica e estabilização do vinho, 40% estagiou cerca de dois anos em cascos de carvalho francês usados, sendo engarrafado de seguida.
Apresenta uma cor dourada e aromas intensos a frutos secos e mel com ligeiras notas de tangerina. Na prova existe um excelente equilíbrio entre os açúcares e a acidez. Tem um final de prova longo e elegante.
Quanto às melhores combinações gastronómicas: Excelente como aperitivo ou a acompanhar “ foie gras” queijos amanteigados, doces e gelados.
Miguel Móte
(Enólogo da Companhia Agrícola do Sanguinhal)