A Adega Cooperativa de Ponte de Lima – ACPL – foi fundada em 1959 e entrou em laboração em 1962. Com sede na rua Conde de Bertiandos, na vila de Ponte de Lima – a vila mais antiga de Portugal – a Adega dispõe actualmente de uma capacidade instalada de onze milhões e meio de litros, a que correspondem vinte e três mil pipas.
A Adega Cooperativa, sendo a expressão institucional de cerca de 2000 produtores, seus familiares e trabalhadores, constitui sem dúvida a mais relevante estrutura do concelho de Ponte de Lima.
Em 1998, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima obteve a Certificação de Qualidade pela Norma NP EN ISO 9001, atribuída pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, tornando-se, assim, a primeira adega cooperativa do País a dispor desta certificação. Em 2009, foi realizado com êxito o processo de transição para a Norma NP EN ISO 9001:2008. Em Novembro de 2011 a APCER procedeu a uma auditoria de acompanhamento, tendo sido renovado o certificado por mais um ano, em função dos respectivos resultados.
A ACPL insere-se na sub-região do Lima, uma das nove sub-regiões que integram a Região Demarcada dos Vinhos Verdes que pelas suas características naturais de solo e clima e pelas castas que possui, produz vinhos muito diferentes, mas todos com características comuns, medianamente alcoólicos, frutados e frescos.
Os vinhos da Adega Cooperativa de Ponte de Lima resultam da vinificação de uvas perfeitamente maduras de castas regionais. Nos vinhos brancos, o Loureiro tem expressão especial pela sua magnífica adaptação ao “terroir” da Ribeira Lim