Vinha do Pombal
Este vinho é proveniente da parcela mais antiga de Touriga Nacional, localizada junto ao Pombal, construído no início séc. XX. As uvas são colhidas à mão e vinificadas em cuba tronco-cónica a baixas temperaturas, permitindo exponenciar a especificidade do terroir e o potencial varietal.
Estagia durante 12 meses sobre borras, sem qualquer estágio de madeira. O objetivo deste vinho é mostrar toda a expressão da elegância da casta, neste terroir tão específico de altitude.
O Vinho Tinto da Quinta do Cardo Reserva é um vinho DOC Beira Interior de altitude e biológico.
A matriz geológica granítica do Planalto da Beira Interior imprime aos vinhos da Quinta do Cardo um carácter fresco e mineral.
O modo de produção biológico dos vinhos da Quinta do Cardo, pioneiro em Portugal, permite a preservação da fauna e flora autóctone, fomentando a biodiversidade do nosso ecossistema agrícola, com um forte impacto na qualidade final dos vinhos que aqui são produzidos.
Na década de 1930 foi produzido o primeiro vinho na Quinta do Cardo, que recebeu o nome de Branco Maia. Em 1988 foi engarrafado o primeiro tinto com a marca Quinta do Cardo. A fama da marca subiu em flecha e rapidamente se perfilou entre os grandes vinhos portugueses, dando muito prestígio e força à então desconhecida Beira Interior.
Os vinhos tintos da Beira Interior apresentam uma coloração vermelha muito viva, aroma com notas de frutos vermelhos, sobretudo quando jovens, por vezes acompanhados por notas florais muito delicadas. No que se refere ao corpo geralmente são muito equilibrados, tanto na presença de taninos, acidez fixa e ainda no teor alcoólico, o que lhes confere uma harmonia muito interessante, ainda assim por vezes nota-se uma acidez fixa saliente, sobretudo quando jovens. Boa persistência de boca e habitualmente revelam uma longevidade que lhes permite um consumo tardio, anos após a vinificação.
Enólogos: Jorge Rosa Santos e Rui Lopes.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107379