Vieux Château Mazerat
O Vieux Château Mazerat é a nossa mais recente aquisição, e estamos muito orgulhosos de a possuir. Em 1996, comprámos a vinha que hoje é Le Dôme de Vieux Château Mazerat, por isso, a oportunidade de adquirir a vinha-mãe doze anos depois foi uma grande conquista. É por esta razão que o rótulo de Vieux Château Mazerat é o inverso do de Le Dôme – Ying e Yang.
Viticultura: O Vieux Château Mazerat está rodeado pelo Château Canon em três lados e pelo Château Angelus a oeste. O vinhedo encontra-se no coração do território “Cru Classé” e de frente para o Château Beauséjour Duffau Lagarosse. A vinha, com 4,15 ha, plantada entre 1947 e 1962, é composta por uma mistura de 35% de vinhas muito antigas de Cabernet Franc e 65% de Merlot, em solos argilosos sobre calcário.
O rendimento do vinhedo é limitado a 30 hectolitros por hectare, com as vinhas podadas pelo sistema de guyot duplo. Os rebentos secundários são removidos, e realizam-se duas vindimas em verde para garantir que não existam mais de quatro cachos de uvas por videira, na fase da véraison. As uvas são colhidas manualmente em pequenas bandejas antes de serem transferidas para a adega.
Vinificação: Na chegada à adega, as uvas são classificadas – primeiro por cacho e depois, após o desengace, grão a grão. Apenas tapetes são utilizados para o transporte das uvas, e o vinho é fermentado em cubas de madeira após uma maceração a frio. Os vinhos passam por fermentação malolática em carvalho francês novo e envelhecem em barricas numa adega climatizada a 14 °C.
Algo Inusitado: David Peppercorn, no seu livro de 1980 Bordeaux, afirmou que, caso o proprietário da altura comprasse alguns barris de carvalho, não haveria razão para que o Vieux Château Mazerat não fosse um Cru Classé, tal como os seus vizinhos. Comprámos os barris de carvalho.
Prémios
97+/ 100 – Jeb Dunnuck
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107566