O Produtor, nota de prova publicada em 3 de Abril de 2021
Cor rubi profunda. Aromas a violetas, ginja, caixa de charuto, pinheiro, cedro e chocolate negro. Muito complexo e com grande classe, elegante, envolvente e com grande harmonia. Final longo.
A vindima de 2019
Num ano em geral seco (embora não tanto quanto 2017 ou 2015), foram antes as grandes oscilações nas temperaturas que mais o marcaram – desde o início as temperaturas foram sucessivamente passando de acima para abaixo da média, com um reflexo natural no ciclo da vinha que apesar do avanço inicial foi posteriormente desacelerando. As diferentes castas lidaram naturalmente de um forma diferente com estas variações, com alguma heterogeneidade inicial nas maturações a obrigar a um acompanhamento rigoroso e a uma redefinição do calendário de vindima. O esforço logo deu os seus frutos – a par de um excelente estado fitossanitário global, o saber esperar e respeitar o tempo das diferentes castas e das diferentes vinhas face às condições do ano permitiu ir refinando progressivamente o seu carácter e qualidade final. Vinhos com profundidade, estruturas sólidas, algo fechados e austeros à nascença mas com grande carácter, complexidade e um equilíbrio fantástico. Vinhos de guarda pelos quais, tal como sucedeu na vinha, será também necessário saber esperar… mas com tudo para uma grande evolução em garrafa . Estágio: 12 Meses em barricas de carvalho francês 35%novas e 65% de 2º ano.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105714
Alves de Sousa
Descendente de uma família de vitivinicultores do Douro, Domingos Alves de Sousa abandonou em 1987 a sua carreira de engenheiro civil para se dedicar de corpo e alma à exploração das quintas que lhe couberam em herança e a outras que foi entretanto adquirindo. Ao tomar esta opção, Domingos Alves de Sousa tinha já em mente deixar de ser um fornecedor de Vinho do Porto para algumas casas exportadoras, enveredando pela mais árdua mas também mais compensadora actividade de produtor-engarrafador de vinhos do Douro.
Reestruturou e emparcelou as suas vinhas, muniu-se de conhecimentos teóricos de viticultura e enologia, frequentando diversos cursos em Portugal e Bordéus e reuniu uma equipa devidamente qualificada. A construção de uma moderna adega na Quinta da Gaivosa foi o passo final para o início da vinificação das uvas provenientes das suas 5 Quintas.
A qualidade do seus vinhos tem vindo desde então a ser reconhecida através de distinções e referências em revistas da especialidade, destacando-se a atribuição do prémio “Produtor do ano” em 1999 pela prestigiada Revista de Vinhos.
Morada
Domingos Alves de Sousa Unipessoal, Lda.
Quinta da Gaivosa
Pousada da Cumieira, Apartado 15.
5030-055 Santa Marta de Penaguião
Portugal