Trinca Bolotas
Passeando livremente nos montados, onde se alimenta preferencialmente de bolotas, o porco alentejano, espécie autóctone portuguesa, é o único sobrevivente dos suínos de pastoreio na Europa. Pela forma como marca a paisagem e preserva o bosque mediterrânico da região, é património do Alentejo. É também um tesouro gastronómico, e um convite ao prazer. Ao associá-lo a este vinho, combinamos à mesa dois símbolos maiores do Alentejo.
O Trinca Bolotas é um vinho regional alentejano altamente gastronómico de alta intensidade aromática; com taninos suaves e enorme equilíbrio, acompanha bem pratos leves, como aves e pastas, passando para os enchidos, presuntos e pratos de carne da gastronomia mais elaborada. Trinca Bolotas tinto é um convite ao prazer.
O ano vitícola foi um ano ideal para o crescimento equilibrado da videira, para boas maturações fenólicas e preservação da acidez, que permitiu a produção de uvas de muito boa qualidade.
Vinificação: As uvas foram colhidas no seu ponto óptimo de maturação fenólica/aromática. Depois do desengace e esmagamento, ocorreu maceração pré-fermentativa de 3 a 4 dias, aumentando a complexidade aromática e polifenólica. Seguiu-se a fermentação a 26ºC com remontagens suaves preservando a fruta e extraindo taninos importantes para o equilíbrio final. Após fermentação malolática os vinhos estagiaram durante 6 meses em inox. Foi submetido a uma ligeira colagem e filtração.
Enólogo: Luís Cabral de Almeida.
É um vinho que pode ser consumido desde já, no entanto, se pretender guardar durante mais anos, deve fazê-lo num lugar fresco, de preferência ao abrigo da luz e a garrafa sempre deitada.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100615