Partilhar:

Vinho Tinto
Torre do Frade
Petit Virgo 2021, 75cl
Alentejo

8,90

  sem stock

 13.5%

 2024-2029

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 20 de Janeiro de 2024

Cor: Granada garrido com laivos violeta.
Aroma: Fresco com frutos vermelhos e algum vegetal.
Sabor: Boa entrada de boca, com fruta bem marcada. Na prova mostra-se um vinho pronto a beber, suave, com acidez bem controlada. O final de boca é seco e de média intensidade.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Torre do Frade

Das vinhas localizadas na zona de Monforte, Portalegre, nasce este Petit Virgo, perfeito para acompanhar carnes grelhadas, arroz de pato, espetada, bacalhau à Gomes de Sá, pizzas e massas, devendo ser servido a 15º e consumido a 18º.

Vindima: manual. Estágio em inox integral durante 6 meses, após o que é engarrafado.

Após o engarrafamento as garrafas envelhecem num túnel do século XVII de construção francesa, escavado na pedra, que é ímpar no Alentejo. Este túnel tem cerca de 100 m de comprimento e mantém uma temperatura variável entre os 14°/18° graus e humidade entre os 60% a 90% todo o ano, tudo sem um aparelho de ar condicionado. A adega de envelhecimento é de arquitectura Italiana sec. XVII (estilo Toscânia), prédio edificado a mando de condes franceses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110162

Sociedade Agrícola da Herdade da Torre de Curvo, Lda.

A Torre do Frade é uma exploração agrícola familiar situada no concelho de Monforte em pleno Alto Alentejo, sudeste de Portugal, bem perto da fronteira com a Estremadura espanhola.

A história da herdade remonta ao longínquo ano de 1384 quando o dono original doou as terras aos Eremitas da Ordem de Sto. Agostinho; aqui os frades fundaram um convento que vigorou até 1834, data em que as ordens religiosas foram expulsas de Portugal por Joaquim António de Aguiar, Ministro dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça à época.

Com a expulsão dos frades, as terras foram vendidas em hasta pública tendo sido compradas pela família em 1839. Atualmente a gestão é feita por três ramos da família original.

A herdade produz gado bovino com o selo Carnalentejana, cereais certificados para alimentação humana, mel, cortiça, porco preto, uvas de qualidade superior e, desde 2004, o primeiro vinho da família.

A cave de envelhecimento é o ex-líbris deste produtor. Após o engarrafamento as garrafas envelhecem num túnel do século XVII de construção francesa, escavado na pedra que é ímpar no Alentejo. Este túnel tem cerca de 100 m de comprimento e mantém uma temperatura variável entre os 14°/18° graus e humidade entre os 60% a 90% todo o ano, tudo sem um aparelho de ar condicionado.

A adega de envelhecimento é de arquitectura Italiana sec. XVII (estilo Toscânia), prédio edificado a mando de condes franceses. A arquitetura do monte da torre do Frade é típica alentejana.

Morada

Herdade da Torre do Frade – Santo Aleixo – Estrada Nacional 372 – KM 53
7450 Monforte
T.(+351) 268 939 122
F.(+351) 963 819 522
[email protected]