Partilhar:

Vinho Tinto
Ribeiro Santo
2022, 75cl
Dão

5,79

 13%

 2023-2028

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2023

De cor vermelho violeta brilhante, com notas de frutos vermelhos como cerejas, morangos e uns apontamentos florais típicos de Touriga Nacional. Excelente acidez combinada com uma textura aveludada e um final fresco.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ribeiro Santo

Conta a história que em Oliveira do Conde havia um lugar das Barcas, onde o barqueiro cruzava o Mondego, permitindo completar a ligação entre as civitas de Viseu e da Bobadela, cujo troço, referido por vários investigadores, passaria pelo actual território do concelho de Carregal do Sal. E cá estão as pedras, algumas delas em forma de aduela, para garantir que este é chão antigo por onde corre um Ribeiro Santo, que já foi quinta de fidalguia e que depois foi adquirida por um padre.

É neste local, num terroir que sofre a influência dos rios Dão e Mondego, com verões quentes e secos e invernos frios, em solo de de origem granítica com grandes afloramentos rochosos, de vinhas plantadas numa altitude que ronda os 400-600 m, que nasce o Ribeiro Santo tinto, um blend de castas nativas da região.

Vinificação: Vindima manual. Desengace total. Fermentação em cubas de inox com maceração prolongada e remontagens suaves para uma boa extração de cor e aromas. Decantação natural em cubas de inox. 50% do vinho estagia em barricas novas de carvalho francês, e outros 50% estagiam em barricas de segundo ano, durante 6 meses. Ligeira filtração antes do engarrafamento.

Enólogo: Carlos Lucas.

Combina na perfeição com carne assada, pratos com frutos secos, cogumelos e queijos suaves.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100670

Magnum - Carlos Lucas

A Magnum Vinhos nasce de 3 pessoas desde há muito ligadas ao mundo do vinho. Embora com percursos iniciais diferentes, desde 1996 que Carlos Lucas e Carlos Rodrigues fazem vinhos em conjunto, juntando-se ao grupo em 2005 Lúcia Freitas. A história, que não se apaga, remete esta equipa para a Dão Sul, uma das maiores empresas de vinhos de Portugal, onde eram a equipa de enologia desde o início do projeto liderada por Carlos Lucas. Ali foram responsáveis por elaborar vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes das mais prestigiadas regiões do país (Dão, Douro, Alentejo, Bairrada, Lisboa e Vinhos Verdes). De entre todos os vinhos produzidos destacam-se as marcas Quinta das Tecedeiras, Quinta do Encontro, Quinta de Cabriz e Casa de Santar. Além dos vinhos portugueses ainda eram responsáveis pela enologia de vinhos no Brasil, na bem conhecida vinícola Rio Sol. Foram 20 anos de conquistas, criação e inovação.
Em 2011, decidiram abraçar um novo projeto. Pegando na Quinta do Ribeiro Santo, propriedade de Carlos Lucas, situada na região do Dão e nos vinhos Baton, de Lúcia Freitas, do Douro, lançaram as bases da Magnum Vinhos. Juntaram ainda ao portefólio uma Quinta no Alentejo, em Mora.Com a construção de uma nova adega no Dão e uma excelente aceitação dos vinhos no mercado nacional e internacional, bem como pela imprensa, conquistaram em 2014 a distinção máxima da agricultura: o prémio de agricultor do ano, atribuído pelo Ministério da Agricultura de Portugal. Este é um projeto que combinação a experiência, conhecimentos e irreverência destes 3 enólogos, com a intenção de mostrar o melhor de cada uma das regiões onde trabalham, através de vinhos que respeitam o terroir, a tradição e as castas portuguesas.

Cada garrafa produzida conta uma história. Cada vinho reflete a paixão, o trabalho, as emoções e dedicação nele colocada, explicando assim a assinatura da empresa “Vinho & Pessoas”.

Morada

Magnum – Carlos Lucas, Vinhos Lda.

Quinta do Ribeiro Santo
Oliveira do Conde
3430-038 Carregal do Sal
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela