Ribeiro Santo
Conta a história que em Oliveira do Conde havia um lugar das Barcas, onde o barqueiro cruzava o Mondego, permitindo completar a ligação entre as civitas de Viseu e da Bobadela, cujo troço, referido por vários investigadores, passaria pelo actual território do concelho de Carregal do Sal. E cá estão as pedras, algumas delas em forma de aduela, para garantir que este é chão antigo por onde corre um Ribeiro Santo, que já foi quinta de fidalguia e que depois foi adquirida por um padre.
É neste local, num terroir que sofre a influência dos rios Dão e Mondego, com verões quentes e secos e invernos frios, em solo de de origem granítica com grandes afloramentos rochosos, de vinhas plantadas numa altitude que ronda os 400-600 m, que nasce o Ribeiro Santo tinto, um blend de castas nativas da região.
Vinificação: Vindima manual. Desengace total. Fermentação em cubas de inox com maceração prolongada e remontagens suaves para uma boa extração de cor e aromas. Decantação natural em cubas de inox. 50% do vinho estagia em barricas novas de carvalho francês, e outros 50% estagiam em barricas de segundo ano, durante 6 meses. Ligeira filtração antes do engarrafamento.
Enólogo: Carlos Lucas.
Combina na perfeição com carne assada, pratos com frutos secos, cogumelos e queijos suaves.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100670