O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2020
Média cor, aroma complexo, marcado pelas notas balsâmicas. Na boca surpreendente pela sua frescura salinas que conjugam com forte tanino oferecendo ao vinho alguma persistêsncia.
Diz-se que os grandes vinhos nascem de condições difíceis. Não há muito mais difícil que Colares. Solos secos, fortes ventos salgados, humidade e clima fortemente nublado. Na quinta do Cameijo, as vinhas de pé-franco crescem junto ao solo, no calor abrigado das areias da região. Por isso mesmo, o trabalho é imenso e quase todo artesanal.
Mas compensa! Vinhos que atravessam gerações. Frescos, salinos, minerais e com uma complexidade fascinante.
Para elaborar este Ramilo Ramisco de Colares, as uvas foram colhidas à mão e criteriosamente escolhidas e desengaçadas à chegada à adega.
A fermentação ocorreu em lagar, com pisa a pé durante uma semana.
Depois da fermentação malolática o vinho estagiou 3 anos em barricas de carvalho Francês antes de ser engarrafado.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105415
Ramilo Wines
Desde 1937 que a família Ramilo se dedica ao vinho na Costa atlântica entre Colares e Mafra, outrora uma das mais afamadas regiões vitícolas portuguesas. Quatro gerações depois, inconformados com o abandono das tradições locais, os irmãos Pedro e Nuno Ramilo largaram tudo e regressaram às suas origens. Enfrentaram bloqueios, moveram pedras e montanhas, reabilitaram as quintas, salvaram vinhas antigas e replantaram novas. Resgataram ao esquecimento as verdadeiras vinhas de Colares e as castas nobres da região.