Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta Vale D. Maria
Vinha do Rio 2020, 75cl
Douro

116,12

 14.5%

 2022-2042

 Servir a 16º-18º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 5 de Julho de 2022

O Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio 2020 apresenta um nariz intenso, com notas frutadas, diversas especiarias, notas de tabaco e ligeiras notas de chocolate. Na boca, o vinho é texturado, surpreendentemente fresco, com grande vigor, extremamente saboroso e com taninos suaves e sedosos. Um excecional field blend do Douro que prima pela sua elegância e complexidade.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta Vale D. Maria

Com menos de um hectare, esta pequena vinha encontra-se perto do Rio Torto, que corre no sopé da Quinta Vale D. Maria. Tem 29 castas diferentes, com preponderância de Tinta Barroca (quase 50%), plantadas, todas misturadas, numa vinha com uma média de idade de 80 anos – as nossas vinhas mais antigas. Virada a Sul, esta vinha dispõe de várias horas de sombra ao final do dia, devido à proximidade com o monte e a altura da montanha que se estende à sua frente. Desde a nossa primeira vindima na Quinta Vale D. Maria, em 1996, que identificámos características únicas em cada parcela. Vindima após vindima, a adega enchia-se de aromas vivos e penetrantes sempre que se vinificavam as uvas da Vinha do Rio. Estas eram antigamente integradas no lote de Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas, até ao dia em que se decidiu vinificar e engarrafar à parte, deixando clara a rara elegância e distinção do vinho que ali estava. Foi na vindima de 2009 e assim se manteve por todos os anos seguintes.

vinificação e envelhecimento: Todas as uvas são colhidas à mão, cuidadosamente selecionadas em tapete de escolha e pisadas a pé em lagares de granito, onde fermentam durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22ºC a 27ºC. Em seguida, são trafegadas para barricas novas de carvalho francês selecionado de 225L onde se processa a fermentação maloláctica e estágio durante 21 meses. A seleção final de barricas e a composição do lote processa-se em geral entre maio e junho do segundo ano após a vindima, seguindo-se um estágio em garrafa.

Harmonização: Peito de pato confitado com lâminas de beterraba e maçã,agrião e nozes; costela de carneiro em crosta de ervas e polenta trufada.

Direção de Enologia: Diogo Campilho
Enólogo: Rui Viana
Wine Consultant: Valérie Lavigne

Prémios

95/ 100 Revista de Vinhos
94/100 Wine Enthusiast
19/20 Revista Grandes Escolhas
93+/ 100 Robert Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106535

Lemos & Van Zeller

A Quinta Vale D. Maria é uma antiquíssima propriedade no coração da Região Demarcada do Douro. Uma pequena mas dedicada equipa de viticultores e enólogos – Sandra Tavares da Silva, Joana Pinhão e Cristiano van Zeller – tenta assegurar que cada um dos vinhos do Porto ou Douro DOC representem o melhor do que a Região tem para oferecer. Os esforços tentam caracterizar-se pela inovação e diferenciação. O objectivo é que os vinhos reflictam personalidade, carácter, prazer, divertimento, sendo dirigidos para as pessoas e para o prazer da vida.

Morada

Lemos & van Zeller, Lda.

Rua de Gondarém, 1427 – 2º Dt. Ala Norte
4150-380 Porto
Portugal