Quinta Vale D. Maria
Com menos de um hectare, esta pequena vinha encontra-se perto do Rio Torto, que corre no sopé da Quinta Vale D. Maria. Tem 29 castas diferentes, com preponderância de Tinta Barroca (quase 50%), plantadas, todas misturadas, numa vinha com uma média de idade de 80 anos – as nossas vinhas mais antigas. Virada a Sul, esta vinha dispõe de várias horas de sombra ao final do dia, devido à proximidade com o monte e a altura da montanha que se estende à sua frente. Desde a nossa primeira vindima na Quinta Vale D. Maria, em 1996, que identificámos características únicas em cada parcela. Vindima após vindima, a adega enchia-se de aromas vivos e penetrantes sempre que se vinificavam as uvas da Vinha do Rio. Estas eram antigamente integradas no lote de Quinta Vale D. Maria Vinhas Velhas, até ao dia em que se decidiu vinificar e engarrafar à parte, deixando clara a rara elegância e distinção do vinho que ali estava. Foi na vindima de 2009 e assim se manteve por todos os anos seguintes.
vinificação e envelhecimento: Todas as uvas são colhidas à mão, cuidadosamente selecionadas em tapete de escolha e pisadas a pé em lagares de granito, onde fermentam durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22ºC a 27ºC. Em seguida, são trafegadas para barricas novas de carvalho francês selecionado de 225L onde se processa a fermentação maloláctica e estágio durante 21 meses. A seleção final de barricas e a composição do lote processa-se em geral entre maio e junho do segundo ano após a vindima, seguindo-se um estágio em garrafa.
Harmonização: Peito de pato confitado com lâminas de beterraba e maçã,agrião e nozes; costela de carneiro em crosta de ervas e polenta trufada.
Direção de Enologia: Diogo Campilho
Enólogo: Rui Viana
Wine Consultant: Valérie Lavigne
Prémios
95/ 100 Revista de Vinhos
94/100 Wine Enthusiast
19/20 Revista Grandes Escolhas
93+/ 100 Robert Parker
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106535