Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta dos Carvalhais
Único 2015, 75cl
Dão

90,94

 14.5%

 2018-2033

 Servir a 16º-18º

90/100  Wine Spectator

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Setembro de 2018

A delicadeza do Quinta dos Carvalhais Único 2015 está expressa tanto na cor como nos aromas. É um vinho com notas de fruta preta e fruta silvestre, nuances resinosas, aromas de floresta, musgo, pinheiro, "sous-bois" e um toque mentolado muito fresco. É a expressão exata do terroir da Quinta dos Carvalhais. Tem um ataque firme e definido, com tanino polido, num corpo fresco, elegante e envolvente. A complexidade aromática confirma-se na boca complementada com alguns toques florais que perduram num final volumoso, delicado, longo e persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta dos Carvalhais

Quinta dos Carvalhais Único é, como o nome indica, um vinho singular – um tinto do Dão de qualidade excecional, que representa o expoente máximo da elegância e riqueza desta marca. Herdeira do saber tradicional, a Quinta dos Carvalhais alia experiência e inovação para criar vinhos sofisticados, de sabor delicado e com a personalidade única da região.

Ano Vitícola: 88% Touriga Nacional, 6% Field Blend, 6% Alfrocheiro. O ano vitícola começou com um período muito chuvoso. No entanto, o inverno foi predominantemente frio e seco. A primavera, mais seca do que em anos anteriores, registou algumas chuvas ocasionais, que ajudaram a repor as reservas de água no solo. O verão, seco e de dias quentes, foi equilibrado por noites frias. A maturação das uvas decorreu de forma normal e harmoniosa, levando a uma vindima que se iniciou uma semana mais cedo em relação a 2014 e resultou em vinhos de grande qualidade.

Vinificação: As uvas foram colhidas manualmente por casta e por talhão, em caixas de 20 kg, e vinificadas separadamente em cubas de inox. A fermentação alcoólica decorreu durante cerca de 8 dias, a uma temperatura média de 28ºC. A Touriga Nacional e o Alfrocheiro permaneceram em maceração pós-fermentativa por mais 8 dias.

Maturação: Após a fermentação alcoólica, realizou-se a fermentação malolática em cubas de inox. O vinho estagiou durante 18 meses em barricas de carvalho francês, tanto novas como usadas. Durante este período, foram realizadas provas regulares para acompanhar a evolução dos diferentes lotes. Antes do engarrafamento, o vinho foi sujeito a uma ligeira colagem e filtração. Para preservar a sua máxima qualidade, não foi estabilizado a frio.

Enólogo: Beatriz Cabral de Almeida.

Guardar: Como todos os grandes tintos do Dão, este vinho tem um longo potencial de envelhecimento em garrafa. Se armazenado corretamente, em ambiente fresco e sem grandes variações de temperatura, pode evoluir bem por 10 a 15 anos.

Servir: Deve ser guardado na posição horizontal, em local fresco e seco. A temperatura ideal de serviço situa-se entre 15ºC e 17ºC. Recomenda-se a decantação para vinhos com mais de 4 a 5 anos. Depois de aberta, a garrafa deve ser consumida no próprio dia, mas pode manter-se em boas condições por algum tempo, se bem rolhada e, idealmente, com vácuo.

Desfrutar: Este é um vinho feito para a mesa, extremamente gastronómico. A sua elegância e frescura conferem-lhe grande versatilidade, acompanhando na perfeição desde polvo à lagareiro, até cachaço de porco assado no forno ou arroz caldoso de entrecosto.

Detalhes Técnicos: Acidez Total: 6,1 g/L (ácido tartárico) | Açúcar Residual: 0,8 g/L | pH: 3,6

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101216

Sogrape Vinhos

A Sogrape Vinhos é uma empresa de cariz familiar e forte vocação internacional, focada na produção de vinhos de qualidade, na inovação e no desenvolvimento de marcas portuguesas, a partir de mais de 830 hectares de vinha detidos em Portugal.

A Sogrape Vinhos nasceu da vontade e ousadia de um grupo de amigos que, no difícil ambiente económico e político de 1942, decidiram apostar forte no talento de um homem visionário para criar e desenvolver uma empresa de vinhos diferente, inovadora, capaz de divulgar e impor os vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Foram a visão, o caráter e a personalidade vincada de Fernando van Zeller Guedes que traçaram o rumo ganhador para um projeto que muitos consideravam à partida condenado ao malogro. Da capacidade de ver primeiro e de ver mais longe evidenciada pelo fundador da Sogrape resultou a criação da primeira marca portuguesa de vinhos global – Mateus Rosé –, cujo retumbante sucesso comercial em mais de 120 países serviu de impulso decisivo para o crescimento e afirmação de liderança que a Empresa hoje justamente reclama.
A abertura à inovação e a ambição de fazer diferente – aliadas ao respeito pela tradição e pelos valores da ética e da responsabilidade – marcaram a génese de uma organização que tem sabido preservar a visão do fundador e adaptá-la à inevitável mudança dos tempos
Liderada hoje pela terceira geração da família fundadora, a Sogrape Vinhos cumpre, cada vez mais fielmente, o objetivo assumido desde a primeira hora: dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses de qualidade, com uma aposta forte em marcas de volume capazes de satisfazer as necessidades dos distintos segmentos do mercado.
Dos tempos pioneiros da compra de pipas de vinhos aos pequenos produtores do Douro para serem tratados e engarrafados numa adega alugada em Vila Real, a Sogrape soube crescer, de forma sustentada, com um permanente investimento na valorização do seu património e capital humano, detendo hoje mais de 830 hectares de área de vinha nas principais regiões vitivinícolas portuguesas.
A verdadeira dimensão da Sogrape dos nossos dias exprime-se, de forma eloquente, na amplitude e no peso do seu portefólio, onde desde logo sobressaem as duas grandes marcas de vinhos portugueses no mundo – Mateus Rosé e Sandeman –, para além dos prestigiados Vinhos do Porto Ferreira e Offley, a que se juntam marcas especialistas de renome representativas das principais denominações de origem – a começar pelo mais celebrado vinho português, Barca Velha, orgulho da Casa Ferreirinha (Douro), e a continuar nos elegantes néctares da Quinta dois Carvalhais (Dão), nos vibrantes Herdade do Peso (Alentejo), nos frescos Vinhos Verdes Quinta de Azevedo e Gazela, no multi-regional Grão Vasco, isto só para citar os mais renomados.
Contar a história da Sogrape é pois, acima de tudo, revisitar o percurso de desenvolvimento de um projeto desenhado por um homem visionário e que os seus sucessores souberam prosseguir com rigor e competência, no total respeito pelos valores herdados. É sublinhar, afinal, as realizações de uma vasta equipa que não esconde o orgulho pela obra feita nem a ambição de continuar a fazer mais e melhor.

Morada

Sogrape Vinhos S.A.

Aldeia Nova
4430 – 809 Avintes
Vila Nova de Gaia

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela