Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Vallado
Vinha da Coroa 2021, 75cl
Douro

49,49

 13%

 2023-2035

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 3 de Maio de 2023

Aroma de frutos vermelhos e do bosque, com um toque de tosta proveniente da barrica onde estagiou. Vinho muito elegante, fresco e especiado, com um final muito longo com sabor a frutos vermelhos. É completado por um toque vegetal agradável e por excelentes taninos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Vallado

O nome deste vinho tem origem na localização da vinha de onde provém – Vinha da Coroa – situada no alto de uma colina, como uma coroa. É uma vinha velha, plantada em 1958, com exposição Norte e com uma mistura de 27 castas (field blend).

Vinificação: Após a vindima manual, as uvas são divididas em dois lotes. 50% é colocado em cubas de inox com engaço e sem esmagamento, fazendo uma maceração carbónica com posterior fermentação durante 14 dias. Nos restantes 50% as uvas são esmagadas e desengaçadas, fermentando também durante 14 dias em cubas de inox. Após esta fermentação de 14 dias com muito pouca extracção, as uvas estagiam aproximadamente 18 meses em barricas de carvalho Francês de 2º ano.

Prémios

93+/ 100 Robert Parker (2018)
93/ 100 Wine Enthusiast (2017)
18/ 20 Grandes Escolhas (2018)
18/ 20 Revista Vinhos (2018)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106484

Quinta do Vallado

A Quinta – Tradição
A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situa-se nas margens do Rio Corgo, um afluente do Rio Douro, mesmo junto à foz, perto da localidade de Peso da Régua. Durante cerca de 200 anos a Quinta do Vallado teve como principal actividade a produção de vinhos do Porto, comercializados posteriormente pela Casa Ferreira. Depois de Dona Antónia Adelaide Ferreira, foram o seu bisneto – Jorge Viterbo Ferreira, e trisneto – Jorge Cabral Ferreira, os responsáveis pelo grande desenvolvimento e crescimento da Quinta.

Com a tradição secular de vender a sua produção à casa Ferreira,foi em 1993, já sob a direcção de Guilherme Álvares Ribeiro e sua mulher Maria Antónia Ferreira, que a empresa decidiu alargar a sua actividade à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria. Foi nesse mesmo ano, e sob a orientação do Prof. Nuno Magalhães, que se iniciou uma profunda reestruturação das vinhas, tendo como objectivos primordiais a produção de castas de grande qualidade, e a utilização de sistemas de plantação e condução que permitissem um melhor desenvolvimento vegetativo. As novas vinhas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela. Com a homogeneização dos tempos de tratamento, maturação e apanha, a melhoria da eficácia dos processos é evidente, traduzindose numa produção de qualidade muito mais constante e controlável, e economicamente mais eficaz. Outro factor determinante nos novos métodos é a análise geral à produção, que permite a eliminação, em verde, dos cachos considerados excedentes de algumas castas, contribuindo para o enriquecimento da qualidade da restante produção.

Hoje, com 50 ha de vinha com idade entre 11 a 18 anos, compensada por 20 ha das melhores parcelas de vinha com mais de 80 anos, a Quinta do Vallado e os seus responsáveis, João Ferreira Álvares Ribeiro, Francisco Ferreira (responsável pela gestão agrícola) e Francisco Olazabal (enólogo), todos tetranetos de Dona Antónia, alcançaram já um patamar muito elevado, reconhecido por várias instâncias nacionais e internacionais. A nova adega e cave de barricas, cuja construção se iniciou em 2008, e com conclusão no fim de 2009, alia a mais avançada tecnologia com uma arquitectura de grande qualidade, o que a torna num dos lugares a visitar, no Vale do Douro.

Morada

Quinta do Vallado, Sociedade Agrícola, Lda.

Vilarinho dos Freires
5050-364 – Peso da Régua
Portugal