Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Mouro
Erro 4 2017, 75cl
Alentejo

36,49

 14%

 2019-2027

 Servir a 16º-18º

4.0 /5
14 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Setembro de 2019

De cor rubi intensa, apresenta notas joviais de fruta preta e vermelha madura no nariz, bem casadas com as notas de barrica. Na boca é um herdeiro dos vários vinhos de topo que lhe estão na origem, sendo ao mesmo tempo um portento de estrutura e fruta perfeitamente maturada, casada com um lado terroso, ligeiramente vegetal, e uma frescura e acidez muito marcantes que fazem dele um dos vinhos mais divertidos de provar do portfólio da Quinta do Mouro.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Mouro

Os Erros da Quinta do Mouro são uma colecção fora da caixa, fruto da recusa de verdades absolutas na adega, ou um conjunto de provocações do produtor e enólogo Miguel Louro com base em vinhos que, por vários motivos, acabaram por ser fruto do acaso, do improviso ou de astutas reviravoltas após incidentes de percurso.

E de barricas esquecidas ou ostracizadas para três topos de gama se faz um novo Erro, após alguns anos de bom comportamento… Jovial, poderoso, fresco, ácido, rebelde e clássico, tudo em contradição e em harmonia, num dos mais divertidos e deliciosos vinhos da Quinta do Mouro.

Clima: Vinhas em Estremoz, a 450 m de altitude, sob influência de um clima mediterrânico continental, com grande amplitude térmica durante o período de maturação. Solos: Xisto e Calcário.

Vinificação e estágio: Vindima manual para caixas de 20 kg. Após desengace total, as uvas são pisadas a pé em lagar por três dias com maceração pré-fermentativa a frio. A fermentação dá-se em cubas de inox a temperatura controlada de 24-26ºC, seguida de prensagem em cestos de madeira com prensa hidráulica vertical. Sendo um novo blend a partir de outros blends inicialmente destinados a diferentes vinhos, que foram esquecidos ou não utilizados, o estágio médio terá sido de 20-24 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês e português.

Análise química: Álcool 14% | pH 3,32 | Acidez Total 6,8 g/L | Açúcar Residual 0,8 g/L

Produtor e enólogo: Miguel Louro – Quinta do Mouro

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104409

Quinta do Mouro

A Quinta do Mouro está situada às portas da cidade de Estremoz, e pertenceu por séculos à família Zagalos, uma das mais abastadas da cidade. Esta original “quinta” no Alentejo, onde dominam as vastas herdades, possui uma casa apalaçada do séc. XVIII, jardins encantadores, caramanchões e tanques setecentistas. Em 1979, com apenas 26 anos, a sorte ditou o destino de Miguel Louro numa mesa de póquer, entre amigos, ao surgir-lhe o dilema de comprar um Porsche ou a Quinta do Mouro. Os primeiros hectares de vinha seriam plantados em 1989, após uma incursão falhada na pecuária, sendo hoje um dos mais icónicos produtores de vinho da região.

Morada

Quinta do Mouro 7100 – 056 Estremoz