O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Agosto de 2022
Vinho de uma parcela na Quinta do Monte Xisto virada a Oriente.
Observando a cor mais aberta verificamos que se afasta um pouco das características mais comuns associadas a um vinho do Douro, devido ao seu blend e método de vinificação. De aroma delicado, ligeiramente tânico contrabalançado com notas de frescura de fruta vermelha, como a cereja, e bosque. Na boca mostra uma estrutura fina com um excelente equilíbrio entre volume, fruta e acidez. O final longo e sedoso, deixa a boca fresca com sabores de especiarias. Um vinho com uma grande capacidade de adaptação a diferentes climas e gastronomias.
O Quinta do Monte Xisto Oriente é um vinho de duas pequenas parcelas expostas a Nascente. A sua exposição e castas dão origem a um vinho fresco e leve, menos carregado na cor, com muita elegância e notas de especiarias. Uma das parcelas é Tinto Cão e a outra Tinta Francisca.
As uvas foram vindimadas manualmente e transportadas para a adega, situada em Vila Nova de Foz Côa, em caixas de 20kg. A fermentação desenvolveu-se em cuba de cimento com leveduras indígenas. Seguiu-se um estágio de 18 meses em pipas de 600 litros no armazém em Vila Nova de Gaia, perto do mar, com ótimas condições de temperatura e humidade.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105587
Quinta Monte Xisto
A Quinta do Monte Xisto situa-se na Região Demarcada do Douro, mais concretamente na sub-região do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa, na margem esquerda do rio Douro. Tem uma área total de 40ha, sendo apenas 10 de vinha. Sempre foi claro na família que manter a biodiversidade do terroir era fundamental, tanto para a vinha como para a região. “Fazemos parte de um todo e é nesse todo que procuramos integrar o nosso projeto”. Neste sentido, optou-se pelo modo de produção biológico com princípios da agricultura biodinâmica