Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Crasto
Touriga Franca 2016, 75cl
Douro

55,63

 13.5%

 2019-2029

 Servir a 16º-18º

91/100  Wine Spectator

19/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2019

Apresenta uma cor violeta carregada. No nariz, impressiona pela sua intensidade e concentração de aromas de frutos vermelhos em perfeita harmonia com suaves notas florais. Na prova de boca apresenta um início intenso, evoluindo para um vinho de perfil elegante, com excelente volume de boca e taninos de textura sedosa, tudo muito bem integrado com notas de frutos vermelhos. Termina em perfeito equilíbrio, com uma extraordinária persistência e cheio de frescura. Um vinho que reflecte na perfeição, a identidade da casta.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Crasto

Um vinho monovarietal da gama premium apenas engarrafado nos anos em que a colheita atinge um alto nível de qualidade e excelência, nos quais a casta demonstra todo o seu verdadeiro potencial.

A Touriga Franca é uma casta desafiante pois só expressa o seu verdadeiro potencial quando atinge uma maturação fenólica perfeita. O Quinta do Crasto Touriga Franca é por isso um vinho de maturação tardia, ou seja, as uvas da casta requerem bastante tempo para atingir uma correta e perfeita maturação.

Vinificação: As uvas, provenientes dos melhores talhões de Touriga Franca da Quinta do Crasto, foram transportadas em caixas de 22 Kg de capacidade e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Após um desengace total e um ligeiro esmagamento, o mosto foi transferido para cubas de fermentação em aço inox com temperatura controlada. No final da fermentação alcoólica, procedeu-se a uma prensagem suave.

Quinta do Crasto Touriga Franca 2016 estagiou em barricas de carvalho francês onde permaneceu 18 meses.

Prémios

18,5 / 20 – Guia de Vinhos do Douro João Paulo Martins (PT / 2021)
93/ 100 – James Suckling (EUA / 2020)
93/ 100 – Wine Enthusiast Magazine (EUA / 2020)
94/ 100 – Revista Adega (BR / 2020)
16,5+/ 20 – Jancis Robinson (UK / 2020)
93/ 100 – Wine Advocate / Robert Parker (EUA / 2019)
93/ 100 – Revista Decanter (UK / 2019)
18,5/ 20 – Revista Grandes Escolhas (PT / 2019)
Altamente Recomendado – Revista de Vinhos (PT / 2019)
Commended Medal – Sommelier Wine Awards 2020 (UK / 2020)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104735

Quinta do Crasto

Situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas. Fazem também parte do património da empresa a Quinta do Querindelo, com 10 hectares de Vinhas Velhas, e a Quinta da Cabreira, no Douro Superior, com 114 hectares de vinha. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, a Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. Como costuma ser com as grandes Quintas do Douro, a origem da Quinta do Crasto remonta a tempos longínquos – o nome Crasto deriva do latim “castrum”, que significa forte romano.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e as instalações de vinificação. Isto tem assegurado a produção de vinhos de elevada qualidade, tais como os vinhos Crasto, Crasto Superior e Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas; os vinhos monovarietais Quinta do Crasto Tinta Roriz e Quinta do Crasto Touriga Nacional, os vinhos monovinha Quinta do Crasto Vinha da Ponte e Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa, assim como também vinhos do Porto de categorias especiais Finest Reserve, LBV e Vintage.

Na Quinta do Crasto utilizamos as mais avançadas tecnologias de vinificação, conjugadas com o tradicional método de pisa a pé em lagares. A concretização de todos os investimentos, associada à paixão que é colocada na elaboração dos vinhos, levou ao reconhecimento da Quinta do Crasto no panorama vinícola nacional e internacional.

Morada

Quinta do Crasto, S.A.

Quinta do Crasto
Gouvinhas
5060-063 Sabrosa
Portugal