O Produtor, nota de prova publicada em 5 de Fevereiro de 2024
De cor rubi aberta, possui um aroma fresco, perfumado e distinto, com notas de frutos silvestres e bosque. Apresenta uma certa rusticidade e irreverência, combinadas com uma acidez equilibrada, tornando-o um vinho desafiante e altamente gastronómico.
Um DOC Douro Baixo-Corgo, produzido exclusivamente com uvas provenientes de uma vinha plantada em 1970, com 1.212 videiras de casta Bastardo.
VINIFICAÇÃO
Depois do desengace total e ligeiro esmagamento, as uvas fermentaram num pequeno lagar de inox, com um ligeiro trabalho de baixar a manta. A prensagem foi realizada antes do término da fermentação, que terminou em cuba. Estágio de 12 meses em barrica e cerca de 1 ano em garrafa.
A Quinta do Côtto é um dos grandes ícones da história e tradição vinícola do Douro. Localizada no coração do Baixo Corgo, entre Mesão Frio e Peso da Régua, berço dos primeiros vinhos Douro DOC, esta propriedade alia séculos de experiência a uma paisagem de tirar o fôlego. Com 40 hectares de vinhas espalhadas por encostas de declives acentuados e vistas privilegiadas para o Rio Douro, oferece condições únicas para a criação de vinhos de qualidade excecional.
Envolvidas por uma floresta que protege a harmonia natural da região, as vinhas da Quinta do Côtto contam histórias que atravessam gerações. Muitas delas são centenárias, plantadas em solos xistosos entre os 120 e os 430 metros de altitude. Este terroir único é o segredo por trás de vinhos cheios de elegância, frescura e caráter, reconhecidos como alguns dos mais icónicos do Douro.
Fundada em 1757, a Quinta do Côtto já conquistou mais de 100 prémios e tem presença em mais de oito países. O seu prestígio da Quinta do Côtto ultrapassa fronteiras, levando o nome do Douro ao mundo.