Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Cardo
Reserva 2019, 75cl
DOC Beira Interior

14,69

 13.5%

 2020-2026

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 18 de Julho de 2020

Vinho elaborado com Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet e Tinta Roriz, vindas de vinhas com 30 anos. Frescura conferida pela altitude e perl aromático clássico do terroir, onde as notas de cedro, fruta preta e bosque se destacam.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Cardo

O Vinho Tinto da Quinta do Cardo Reserva é um vinho DOC Beira Interior de altitude e biológico.

Manufacturados com uma sabedoria alicerçada num conhecimento vitivinícola de quase 100 anos, distinguem-se pela experiência sensorial e cultural que oferecem e pela sua personalidade ímpar, repleta de uma qualidade e integridade raras. De arquitectura depurada, com frescura, leveza e autenticidade, os tintos são marcantes e firmes.

A matriz geológica granítica do Planalto da Beira Interior imprime aos vinhos da Quinta do Cardo um carácter fresco e mineral.

O modo de  produção biológico dos vinhos da Quinta do Cardo, pioneiro em Portugal, permite a preservação da fauna e flora autóctone, fomentando a biodiversidade do nosso ecossistema agrícola, com um forte impacto na qualidade final dos vinhos que aqui são produzidos.

Na década de 1930 foi produzido o primeiro vinho na Quinta do Cardo, que recebeu o nome de Branco Maia. Em 1988 foi engarrafado o primeiro tinto com a marca Quinta do Cardo. A fama da marca subiu em flecha e rapidamente se perfilou entre os grandes vinhos portugueses, dando muito prestígio e força à então desconhecida Beira Interior.

Os vinhos tintos da Beira Interior apresentam uma coloração vermelha muito viva, aroma com notas de frutos vermelhos, sobretudo quando jovens, por vezes acompanhados por notas florais muito delicadas. No que se refere ao corpo geralmente são muito equilibrados, tanto na presença de taninos, acidez fixa e ainda no teor alcoólico, o que lhes confere uma harmonia muito interessante, ainda assim por vezes nota-se uma acidez fixa saliente, sobretudo quando jovens. Boa persistência de boca e habitualmente revelam uma longevidade que lhes permite um consumo tardio, anos após a vinificação.

Enólogos: Jorge Rosa Santos e Rui Lopes.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107376

Quinta do Cardo

É num planalto em Portugal, na Beira Interior, que fica a Quinta do Cardo, entre a paisagem protegida da Reserva Internacional do Douro e a aldeia histórica de Castelo Rodrigo, a meia hora de Foz Côa.

Situada a uma altitude de 750 m, granito, xisto, rios, montanhas, vales férteis e abundância de água marcam esta terra. Mas também uma ocupação humana ancestral e a influência de um território interior, a 150 km do Atlântico.

O nome Quinta do Cardo vem das grandes extensões de cardos leiteiros existentes na propriedade, que eram utilizados para a produção de queijos, e que ainda hoje tornam a sua paisagem distinta e exuberante, em variações cromáticas que vão do lilás ao dourado resplandecente.

O casario e adega originais, na entrada da quinta, são marcados por uma arquitectura coloquial, de cores marcantes, enquanto que na restante área encontramos singelas edificações em pedra seca, como a Casa do Forno, situada em plena vinha, ou a pequena capela dedicada a Santo António, perto da Vinha da Capela. O silêncio, a calma, o lento passar do tempo, marcam este contexto privilegiado.

As primeiras vinhas foram plantadas em 1932 e o reconhecimento da qualidade dos vinhos tem sido uma constante ao longo dos anos.

É aqui que se produz algum do melhor vinho português, num país com um passado histórico vitivinícola que remonta à época romana.

Morada

QUINTA DO CARDO
6440-031 CASTELO RODRIGO