Quinta de Foz de Arouce
“São vinhos de alma profunda, telúricos nos apego à terra e às tradições, vinhos únicos e inimitáveis.” – Rui Falcão, Público, 2014
A Quinta de Foz de Arouce situa-se no Concelho da Lousã, na região das Beiras. Está rodeada pelos contrafortes das Serras da Lousã e Penela e é banhada pelos rios Arouce e Ceira. Os antigos documentos existentes na casa, referem-se às propriedades, como pertença da família desde o século XVIII. A produção vitivinícola na Quinta mistura-se com a própria história e demarcação da propriedade, sendo hoje, tal como a adega, a única que se conhece na região.
O Ano Vitícola de 2018/2019 caracterizou-se por grandes oscilações nos valores de temperatura e precipitação anual mais baixa que o normal. A vindima iniciou-se na terceira semana de setembro, tendo-se prolongado até outubro. A colheita proporcionou mostos de elevada qualidade, em geral com acidez mais elevada, álcool mais baixo e um bom nível de compostos fenólicos. As uvas de vinhas com 81 anos, foram vindimadas manualmente para pequenas caixas de forma a preservar a qualidade da fruta.
Vinificação: Desengace total e fermentação em lagar com pisa a pé. Longa maceração pós fermentativa. Fermentação malolática em barrica.
Envelhecimento: Em barricas de carvalho francês durante um período de 14 meses.
Engarrafamento: Maio de 2022.
Edição limitada de 3526 garrafas.
Enólogo: João Perry Vidal.
Um vinho de guarda que acompanha maravilhosamente um magret de pato em ninho de puré de espinafres, com figos da quinta.
Prémios
19/ 20 Revista de Vinhos (Colheita de 2019)
95/ 100 Robert Parker Wine Advocate (colheita 2017)
94/ 100 Wine Enthusiast (colheita 2017)
92/ 100 James Suckling (colheita 2017)
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107252