Quinta de Arcossó
O tinto Quinta de Arcossó Grande Reserva, nasce em Arcossó – Vidago – Sub-região da Ribeira de Oura, numa parcela de 10,5 ha, integrada num conjunto de 12 ha, de vinha plantada em 2003, instalada numa encosta ampla de média altitude (400 metros), exposta a Sul, com cerca de 20% de declive. Solo de origem granítica.
Foi efetuada a pisa a pé das uvas em dornas de 1000 L e posteriormente colocadas em tonéis antigos de madeira de castanho, com mais de 100 anos, onde se realizou a fermentação alcoólica durante 15 dias. Foram realizadas 2 remontagens diárias totalmente manuais, a balde, e o vinho extraído por gravidade. O vinho efetuou a fermentação malolática em cubas de inox, após a qual regressou 50% a um dos tonéis onde realizou a fermentação alcoólica e os restantes 50% a barricas novas de carvalho Francês com capacidade de 500 litros para fazer um estágio de 12 meses. Trata-se de um vinho em que durante todo o seu processo de vinificação e estágio não foi utilizado qualquer processo mecânico e que não foi colado nem filtrado.
Abrir e decantar a garrafa algum tempo antes.
Experimente-o com uma posta à Mirandesa, um ensopado de borrego, ou mesmo uma tapenade ou um queijo curado de Trás-os-Montes.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107158