Quinta das Bágeiras
Pai Abel tinto é um vinho que revela a cada colheita o caráter da região e das pessoas que os produzem.
As uvas deste vinho provêm de uma parcela com as duas castas misturadas, procurando-se assim replicar o tipo de plantação de uma vinha centenária. Também com esse objetivo, e através de intervenções na vinha, a produção foi limitada a dois ou três cachos por cepa.
As uvas das duas castas, vindimadas ao mesmo tempo, e sem desengace, fermentaram cerca de uma semana em lagar aberto. Ao longo desse tempo, foram feitas remontagens com massas de madeira, várias vezes ao dia, até o vinho atingir a intensidade correta.
Finalmente, o vinho acabou a fermentação em barricas usadas de Borgonha (carvalho francês) onde estagiou. Passou depois para um pequeno tonel de madeira onde permaneceu até ao engarrafamento sem qualquer colagem ou filtragem.
Enólogo: Mário Sérgio Alves Nuno.
2009 “Muito concentrado na cor, aroma ainda fechado, mas carregado de notas de frutos pretos, tudo num registo balsâmico e muito impressionante ao nariz. Muito bem também na boca, rico, muito texturado, com a rusticidade que lhe é conferida pelo tonel. Um belíssimo Bairrada com tudo o que de bom é suposto os clássicos terem. 18/20” – colheita de 2009, in guia Vinhos de Portugal 2015, João Paulo Martins
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107538