Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta da Foz
Reserva Vinhas Velhas 2019, 75cl
Douro

32

 14.5%

 2021-2031

 Servir a 16º-18º

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2022

Cor vermelho cereja. Aroma complexo e intenso dominado por frutos vermelhos, bem como ameixa preta e tons florais leves. Notas de chocolate preto e algumas especiarias do envelhecimento em barris de carvalho francês. Na boca é um vinho encorpado, que traz aromas de fruta fresca e taninos aveludados bem integrados, dando ao vinho elegância e um final de boca agradável e persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Foz

Pelos mais de 100 anos de história das videiras de onde vem as uvas que fazem este vinho com um conjunto de mais de 30 castas diferentes, pelo intenso potencial de longevidade, pela harmonia perfeita entre a estrutura robusta e o corpo sedoso, procuramos garantir sempre que este é um grande vinho!

Apesar de ter um carácter irreverente, a suavidade da sua consistência e o perfil sólido da sua substância, dão-lhe uma enorme amplitude de progressão e longevidade.

As uvas provêm de uma das parcelas mais antigas das nossas vinhas, com mais de 100 anos. A fermentação é feita nos moinhos graníticos históricos (lagares) com o processo tradicional de pisar com os pés, com temperatura controlada. Macerações durante 15 dias, com contacto com a pele. O processo de envelhecimento ocorre durante 18 meses em barris de carvalho francês novos cuidadosamente selecionados para garantir tipicidade, fruta e elegância.

Prémios

95/ 100 – James Suckling – Top 100 Portuguese Wines 2023

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105554

Quinta da Foz

A Quinta da Foz
É constituída por 22 Há, de vinhas velhas e olival, com média de idades acima dos 80 anos, plantadas em solos xistosos, com uma cota máxima de 250m de altitude.
Para garantir o melhor aproveitamento do terreno e a melhor exposição solar, as encostas íngremes da Quinta da Foz, com declives que ultrapassam os 25% em algumas zonas, foram moldadas, para implantar as videiras, em três formas diferentes: socalcos, patamares tradicionais e vinha ao alto em encosta.
Ao longo de séculos de cultivo com técnicas tradicionais, os durienses descobriram formas únicas de plantar a sua vinha, ao tornar a rocha á superfície do solo arável. Por sua vez, o xisto garante e controla a temperatura, criando, assim, o microclima único do Douro para o desenvolvimento da videira e das raízes. A produção total das vinhas é de classificação A, o que faz com que os vinhos produzidos na Quinta da Foz, sejam de elevada qualidade. Estão plantadas mais de 30 variedades na Quinta da Foz, sendo as castas predominantes a Touriga Nacional, Touriga Franca e a Tinta Roriz. Na vinificação, a tradição associa-se à inovação, usando técnicas sofisticadas aliadas à pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada. São estas condições todas, que juntas, fazem os grandes vinhos da Quinta da Foz.