Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta da Foz
1872 2017, 75cl
Douro

203,29

 2020-2035

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

93/100  Wine Spectator

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Setembro de 2020

Cor rubi profunda, aroma de boa intensidade com notas de frutos pretos, como ameixa, passas e ginja. Resultantes de uma boa maturação, aromas balsamicos, resina e o mentol, uma boa madeira presente e bem integrada resultando em um conjunto muito complexo. Na boca apresenta um bom volume, taninos redondos e firmes, acidez equilibrada, ligeiramente floral com um final longo e harmonioso.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Foz

1872 evidencia-se na longa história da Quinta da Foz como uma data imortal, perpetuada na inscrição de uma pedra na fachada da casa principal, assinala a fundação da Quinta.

Para comemorar uma obra eterna e homenagear os homens e as mulheres que se dedicaram a cuidar das vinhas ao longo destes séculos, criámos um lote especial inspirado nessa herança. Raro, patrimonial, de personalidade histórica, fala-nos da longa tradição da Quinta da Foz.

Para esta edição especial, foi cuidadosamente preparado um lote de uma série limitada de 1872 garrafas numeradas, numa homenagem simbólica a esta importante data histórica.

As Uvas são provinientes das parcelas mais antigas, com cepas com 100 anos de idade. A data da colheita de cada parcela é determinado segundo o estado de maturação ideal das uvas. A vinificação é feita em lagares de granito, com pisa a pé e a fermentação é efetuada sobre temperatura controlada a maceração demora cerca de 15 dias. O Estágio ocorreu durante 30 meses em barricas de carvalho francês.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105562

Quinta da Foz

A Quinta da Foz
É constituída por 22 Há, de vinhas velhas e olival, com média de idades acima dos 80 anos, plantadas em solos xistosos, com uma cota máxima de 250m de altitude.
Para garantir o melhor aproveitamento do terreno e a melhor exposição solar, as encostas íngremes da Quinta da Foz, com declives que ultrapassam os 25% em algumas zonas, foram moldadas, para implantar as videiras, em três formas diferentes: socalcos, patamares tradicionais e vinha ao alto em encosta.
Ao longo de séculos de cultivo com técnicas tradicionais, os durienses descobriram formas únicas de plantar a sua vinha, ao tornar a rocha á superfície do solo arável. Por sua vez, o xisto garante e controla a temperatura, criando, assim, o microclima único do Douro para o desenvolvimento da videira e das raízes. A produção total das vinhas é de classificação A, o que faz com que os vinhos produzidos na Quinta da Foz, sejam de elevada qualidade. Estão plantadas mais de 30 variedades na Quinta da Foz, sendo as castas predominantes a Touriga Nacional, Touriga Franca e a Tinta Roriz. Na vinificação, a tradição associa-se à inovação, usando técnicas sofisticadas aliadas à pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada. São estas condições todas, que juntas, fazem os grandes vinhos da Quinta da Foz.