Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta da Bacalhôa
Centenarium 2015, 75cl
Península de Setubal

134,49

 14.5%

 2023-2040

 Servir a 16º-18º

19/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 19 de Setembro de 2022

Enorme profundidade de aroma, com a fruta a desenrolar-se em camadas, bagas silvestres, vegetal seco, muita pimenta e especiarias várias. O corpo cheio acomoda taninos maduros, mas poderosos, de perfeita textura. O lado vigoroso do Cabernet é domado pela polidez do Merlot e avivado e apimentado pelo Petit Verdot, resultando elegante, fresco, com imensa classe. E a prometer muita vida pela frente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Bacalhôa

Na vindima de 2012 iniciou-se o projecto de criar um vinho para a comemoração do centenário da Bacalhôa Vinhos de Portugal em 2022. O desafio foi grande, pretendia-se um vinho que aliasse ao mais alto nível, personalidade, riqueza, elegância e uma longa capacidade de envelhecimento em garrafa. A qualidade extraordinária das uvas da Quinta da Bacalhôa na colheita de 2015 logo nos fez acreditar que ali poderíamos produzir um forte candidato. De uma seleção de uvas dessa vindima foi elaborado um vinho que após engarrafamento foi provado anualmente. Em Março de 2022 confirmámos o que tínhamos previsto e este foi o vinho selecionado. Após uma selecção criteriosa das uvas, os vinhos elementares fermentaram em lagares a temperatura controlada, seguindo-se
um período de “cuvaison” (maceração pelicular pós-fermentativa)
de 2 semanas. Finalmente após a separação das partes sólidas, estagiaram durante 24 meses em barricas, integralmente novas de 225 litros, de carvalho francês grão extra fino. Elaborou-se o lote final que resultou em– 75 % Cabernet Sauvignon, 15 % Merlot e 10% Petit Verdot.
O engarrafamento decorreu em Outubro de 2017. Desde então estagiou nas caves da Quinta até ao seu lançamento, em Outubro de 2022.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106556

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal