O Produtor, nota de prova publicada em 4 de Maio de 2024
QALT TINTA BARROCA é o primeiro vinho monocasta que apresentamos. A escolha da Tinta Barroca foi dar-lhe a importância que a casta exerce na região do Douro. No Terroir onde nasce tem vigor e qualidade. Altitude e solo que conferem uvas sadias dotadas de imenso potencial para se criar um vinho leve, fresco e alegre.
O Qalt Tinta Barroca alia a Arte ao vinho. O vinho é a arte que está dentro da garrafa e também a que está fora. Um rótulo deve falar. Dessa forma, trouxemos uma leitura ousada dos muros que envolvem a nossa propriedade em Ervedosa do Douro. Convidámos o artista de rua brasileiro, Kaur Art a criar dentro da sua concepção artística os muros de xisto centenários do Douro. O resultado é este. Todas as cores remetem para as cores da tinta barroca em diferentes estágios do vinho. Um trabalho feito com a designer Helena Lobo e Kaur Art.
Vinificação: Colheita manual a 23 de setembro de 2022, realizada em caixas de 20kg. Seleção manual em mesa de escolha. 30% fermentado com cachos inteiros. Remontagem com arejamento. Fermentação a temperatura controlada. Seis meses de estágio em cuba de inox. Engarrafado em 22 de maio de 2023. Lançamento em Maio de 2024.
Gastronomia: Harmonizações com pratos leves de marisco, peixe e frango. Pratos vegetarianos também. Um vinho para aperitivo e para sair-se bem à mesa. Fácil de beber acompanha os paladares mais exigentes.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107397
Quinta Alta
Aqui, só os mais fortes, resilientes e corajosos resistem às provações desta terra árida, onde a seiva brota sob a forma de vinhos tranquilos e generosos, de uma qualidade inigualável e reconhecida em todo o mundo.
O Douro é também conhecido por ser berço de mulheres extraordinárias e à frente do seu tempo. É por esse motivo, o local ideal para o nascimento de uma inusitada marca de vinhos liderada por uma mulher – Fernanda Zuccaro.
QALT é o reflexo desta mulher lutadora, empreendedora e audaciosa que, vinda do outro lado do Atlântico, deseja aliar a história ancestral do Douro à modernidade dos novos mercados.
Amante incondicional de vinhos internacionais, admira sobretudo a tenacidade das mulheres do Douro – cujo pináculo é D. Maria Antónia Ferreira – por isso, faz questão de homenagear com os seus vinhos distintivos, elegantes e sobretudo audazes, todas as mulheres oriundas desta terra, assumindo-se diante de todos como duriense.
Os seus vinhos brancos, rosés e tintos deram já os primeiros passos no mercado nacional e brasileiro. Agora, qual odisseia dos descobrimentos, quer conquistar o mundo!
Morada
Quinta Alta
Rua das Assoeiras, Lugar do Covo, 9001
5050-405 Moura Morta
Telefones: +351 917 023 127 | +351 916 752 220 | +351 254 814 005