O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2021
Cor violeta escuro concentrado. Nariz quente, concentrado e intenso, notas de amoras e mirtilos esmagados, com toque floral e aroma subtil de amêndoas tostadas da barrica. Na boca o ataque é cheio, no meio de prova é encorpado com taninos firmes e muito maduros. Possui uma boa acidez e o final de boca prolonga-se indefinidamente.
Todos os cachos são seleccionados numa mesa de escolha e sujeito a um rigoroso control de qualidade. As uvas são levemente esmadas e movidas por gravidade para cubas com temperatura controlada. As fermentações alcoólicas e malolácticas ocorrem naturalmente sem recurso a inoculação. A maceração pós-fermentativa com as peles dura cerca de 30 dias. Envelhecimento de 18 meses em barricas novas de carvalho francês.
Prémios
2004 – Trophy Alentejo – International Wine Challenge;
2005 – Gold Medal – International Wine Challenge;
2005 – Gold Medal – Concours Mondial de Bruxelles;
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 104425
António Maçanita
Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.