Partilhar:

Vinho Tinto
Pôpa
Black Edition 2018, 75cl
Douro

15,94

 13.5%

 2021-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Julho de 2021

Aroma bastante intenso a frutos silvestres maduros, como amoras e cerejas pretas. A sua complexidade, que tende a revelar-se ao longo da prova, provém do estágio em barricas, que lhe conferem notas de especiarias e madeiras exóticas. Na boca, acidez presente, com taninos firmes e maduros, bem envolvidos no seu corpo e volume, a transmitirem uma boa sensação de frescura. Final longo, intenso e com excelente persistência.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pôpa

DESCRIÇÃO DA VINHA: Proveniência das uvas | Cima Corgo e Quinta do Pôpa.
Altitude | 50 a 300 metros. Geologia do Solo | Xistoso. Idade das vinhas | > 25 anos.

VINDIMA de 2018: Um ano especialmente atípico em termos climáticos: com um inverno frio e seco, uma primavera fria e chuvosa e um verão com duas estações distintas – a primeira chuvosa e a segunda extremamente quente e seca. Claramente um dos anos mais difíceis de gerir em termos sanitários devido às condições meteorológicas do inverno e da primavera; bem como em termos de maturação, devido à heterogeneidade das condições de verão. A vindima iniciou na segunda semana de Setembro. Vindima manual em caixas de 20 kg.

VINIFICAÇÃO: Blend com 40% Touriga Nacional, 40% Touriga Franca; 20% Mistura de vinha velha. Receção das uvas com desengace e com esmagamento feito em lagar com o processo tradicional de pisa-a-pé. Início da fermentação alcoólica em lagar e final em cubas de inox. Parte do blend fez maceração pós-fermentativa. A fermentação malolática ocorreu em cubas de inox. Estágio em barricas de carvalho francês, durante 12 a 15 meses. Engarrafado em Julho de 2021.

CRÍTICAS NA IMPRENSA:

“Uma novidade no Douro, proveniente da Quinta do Pôpa, com aroma limpo pautado pelas notas de frutos maduros e de especiarias, paladar persistente com taninos firmes envolvidos pela fruta, boa acidez, estrutura, equilíbrio e final personalizado. É um vinho de conforto, quente, que tanto acompanha o petisco e a conversa à lareira como os pratos de carne, ou mesmo um bom peixe assado à mesa.” Manuel Gonçalves da Silva, Visão 7

“Doçura discreta, tostados de barrica, especiarias a dar complexidade à fruta vermelha e às notas de terra e mato seco. Firme na boca, com corpo médio, taninos domados, acidez fresca e integrada, final com secura, ligeiros amargos.” Revista de Vinhos, Luís Antunes

INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Acidez Total – 5.3gr/L | Acidez Volátil – 0.5gr/L | pH – 3.58 | Açúcares Totais – <2gr/L

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104386

Quinta do Pôpa

O nome vem do Avô, mas é o filho e os netos que estão a dinamizar os vinhos desta bonita quinta no Douro, ajudados pelo conhecido enólogo Luís Pato. O projecto foi iniciado em 2008, e hoje, a Quinta do Pôpa reúne 14 hectares de vinha, composta por uma mistura de nobres castas tintas, todas de letra A, entre as quais a Tinta Roriz, acompanhada pela Touriga Franca, Tinto Cão, Sousão e Malvasia Preta, destacando-se em grande percentagem a Touriga Nacional, além dos três hectares de vinhas velhas com idade superior a 60 anos de idade. Um projecto assente sob uma estrutura familiar, que une diferentes gerações, o que se reflecte no próprio processo de produção, no qual se conciliam as técnicas mais sofisticadas com séculos de rigorosa tradição, como a vinificação através da pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada; e na construção de uma marca com personalidade e qualidade, criada através da sua história e do casamento harmonioso entre a terra e o clima que o seu terroir tem para oferecer.

Morada

Quinta do Pôpa, Lda.

Estrada Nacional 222, Adorigo
5120-011 Tabuaço
Portugal