Partilhar:

Vinho Tinto
Pó de Poeira
2021, 75cl
Douro

18,49

 13%

 2023-2033

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Outubro de 2023

Pó de Poeira Tinto é um vinho Regional do Douro. Um vinho cheio de carácter, potente, tipicamente Douro mas mantendo a elegância. Apresenta intensos aromas de amoras silvestres, chocolate preto e especiarias exóticas. Combina generosidade de frutas, muita frescura, sólido, vigoroso, com taninos persistentes, mas redondos, e muito longo final.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pó de Poeira

Produzido na mesma encosta no vale do rio Pinhão (exposição Norte) que o Poeira, tem com este muito em comum; são ambos frescos, elegantes e refletem a personalidade da sua vinha de origem em cada ano. No entanto, como é maioritariamente produzido a partir de vinhas (Touriga Nacional e Souzão) mais jovens, o Pó de Poeira tem um carácter mais leve e descontraído.

O Pó de Poeira é a segunda etapa na nossa aventura pelo Douro iniciada em 2001 com a compra da Quinta e a elaboração do primeiro Poeira.

É um vinho personalizado, com um aroma expressivo e com uma profundidade e frescura que é característica dos nossos vinhos. Vinhos de vinha e de terra, com uma intervenção enológica mínima de forma a expressarem o melhor possível a sua origem.

“Nasce no pó e na poeira, na rudeza e austeridade do douro. Nasce dos elementos e da vinha. Nasce moldado pelo homem porque acreditamos que um vinho não deve terminar com um ponto de exclamação, deixando sempre questões por responder…”

Tipo de solo: xisto
Altitude: 200 a 400 metros
Vinificação: vindima manual, para caixas de 20 kg. Fermentação em lagar. Fermentação maloláctica em inox.
Estágio: 14 meses em barricas de carvalho francês.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104264

Poeira

A Quinta está situada no Douro em Provesende, ao longo de uma encosta no vale do Pinhão, na margem direita do rio com o mesmo nome. Tem 9 hectares de vinha, 2 de Olival e 3 de floresta. A vinha tem uma exposição Norte, o que se torna um aspecto fundamental para o estilo de vinho de mesa. As temperaturas na região são sempre muito elevadas no Verão, e numa encosta virada a Norte o amadurecimento das uvas é sempre mais lento, preservando melhor os aromas, sabores e a acidez. O edifício em ruínas ao lado da velha laranjeira foi recuperado e serve agora as funções de casa e adega. Bem no meio da vinha, inserido numa paisagem de cortar a respiração, intensa e deslumbrante. A Adega é minimalista com quatro tradicionais lagares em pedra (com controle de temperatura) e uma antiga prensa vertical. Possui também uma cave climatizada para estágio de barricas com grossas paredes de xisto. É uma Adega pensada para criar vinhos de uma forma muito lenta e cuidada, com tudo o que é preciso para podermos permitir a plena expressão do nosso “terroir”. O Poeira tenta ser um vinho equilibrado e elegante. Em geral os vinhos do Douro são sustentados no tanino, mas o Poeira é sustentado na acidez. Um vinho muito bebível e apetecível quando novo mas que, ao mesmo tempo, tem capacidade de evoluir. Pretendo que cada vinho seja o espelho das vinhas que lhe dão origem, mantendo o seu perfil mas acompanhando as variações que ocorrem na vinha ano após ano. Os “poeiras” vão contando a história da minha quinta. “não quis ficar na rudeza da sua terra e procurou na fineza o seu próprio caráter”.

Morada

Quinta o Poeira 5060-283 Provesende, Portugal