Partilhar:

Vinho Tinto
Penfolds
Grange 2019, 75cl
Austrália

649

 14.5%

 2029-2065

 Servir a 16º-18º

19/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 14 de Março de 2023

COR: Profundo, escuro e brilhante.
AROMA: Padrão. Automaticamente reconhecível – notas mais altas, fórmicas e glaciais – não tão audaciosas quanto uma percepção passageira de espírito forte (à la Cognac), e ainda assim não apenas simples V.A. Por baixo, uma nota mais familiar de frutos secos (avelã?) recua para revelar aromas de alcaçuz preto/aniz/azeitonas pretas. Um véu de frutas cristalizadas condensadas entrega-se para revelar uma disposição mais fresca… um coulis de frutos vermelhos e de caroço; beterraba cozida. Não é surpreendente que notas de café moído e restos de panela/jus também subam, pairando sobre uma base persistente de gordura e medula de cordeiro frio. Após algum tempo, um toque de lavanda e especiarias exóticas quase completa o pacote aromático – bem, pelo menos por mais um minuto ou dois. E então… Está apenas a começar.
PALADAR: Coesão, vigor, brilho, equilíbrio – quatro bordas de uma moldura que estrutura as ambições elevadas deste blend da Austrália do Sul. Fresco e equilibrado. Nem exagerado nem excessivamente maduro – frutos vermelhos e outros frutos jovens de tons azul e preto desmentem a cronologia de maturação deste blend atraente. Certamente apropriado para este estilo, as características indiscutíveis do envelhecimento em barricas são, sem dúvida, mais pronunciadas no paladar do que no aroma. Se o meio do paladar é algo formidável (suportando bem um núcleo espesso/denso), por contraste, o fundo do paladar é cremoso e suavemente afetuoso. De fato, expansivo e completo – lavando tudo à sua frente. Certamente persistente. Texturalmente, taninos mastigáveis/granulosos e acidez na medida certa auxiliam a suculência e a sensação na boca. Maneja com facilidade 19 meses em 100% carvalho novo. Todos os requisitos do CV deste vintage de 2019 do Grange estão agora cumpridos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Penfolds

A expressão mais poderosa da filosofia de mistura de vinhedos e regiões da Penfolds, o Grange é, sem dúvida, o vinho mais celebrado da Austrália e está oficialmente listado como um ícone do Património da Austrália do Sul. Elaborado com uvas de shiraz totalmente maduras, intensamente saborosas e estruturadas, e 3% de cabernet sauvignon, o resultado é um estilo australiano único que é agora reconhecido como um dos mais consistentes dos grandes vinhos do mundo. Com uma linha ininterrupta de colheitas desde o experimental de 1951, o Grange demonstra claramente a sinergia entre o shiraz e os solos e climas da Austrália do Sul.

Região: Barossa Valley, McLaren Vale, Clare Valley, Magill Estate.

Maturação: 19 meses em barricas de carvalho americano (100% novas).

Prémios

98+/ 100 – Andrew Caillard MW
98+ / 100 – Colin Hay
98/ 100 – Ken Gargett
98/ 100 – Jeni Port
98/ 100 – Tyson Stelzer

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106079-8

Penfolds

Apesar do grande sucesso, Penfolds nunca descansa sobre os seus louros. Em 2012, Penfolds lançou o seu projecto mais inovador até à data – 12 ampolas artesanais do raro Kalimna Block Cabernet Sauvignon 2004.

Dois anos mais tarde, Penfolds celebrou o 170º aniversário – tendo acabado de obter uma pontuação perfeita de 100 para o Grange 2008 em duas das revistas de vinhos mais influentes do mundo. Hoje em dia, Penfolds continua a guardar queridas as filosofias e lendas – ‘1844 para sempre’!