Partilhar:

Vinho Tinto
Pata D´Urso
Vinhas Únicas 2018, 75cl
Douro

64,99

 13.2%

 2021-2031

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 14 de Julho de 2021

A cor é concentrada com laivos violeta. No nariz revela a complexidade das vinhas velhas do Douro, onde dominam notas grafite, frutos silvestres, ervas e especiarias. Na boca é jovem, estruturado e com uma boa acidez. Termina longo e especiado, demonstrando equilíbrio e precisão.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pata D´Urso

O ano vitícola de 2018 foi considerado um ano fresco, embora com bastante variações de temperatura. Julho foi o mais fresco da história do sec XXI seguido de um inicio de Agosto com temperaturas elevadíssimas, sendo o dia 4 de Agosto o mais quente do sec XXI (até a data). No final de Julho a videira apresentava um atraso de cerca de 3 semanas face ao ano de 2017, sendo que a partir do inicio do mês de Agosto houve uma maturação muito lenta devido ao stress das ondas de calor e ao escaldão sentido pela videira. Precisamente devido a este stress hídrico, as plantas originaram mostos com pouca graduação alcoólica e uma excelente maturação fenólica, originando vinhos com bastante complexidade e leveza.
A vindima do Pata D’urso 2018 ocorreu em meados de Setembro, em caixas de 20 kg, e após uma seleção criteriosa na mesa de escolha as uvas foram desengaçadas para uma cuba de inox, onde fermentaram e maceraram a uma temperatura controlada durante 2 semanas.
Após a fermentação alcoólica ter terminado, as uvas foram prensadas e o vinho passou diretamente para barricas usadas de carvalho francês, onde fez a fermentação maloláctica e estagiou durante 24 meses.
O vinho estagiou depois numa cuba de inox com posterior repouso em garrafa por 12 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106693

Quinta da Furada

Furada é uma Quinta que pertence à mesma família há pelo menos sete gerações. Os atuais descendentes são trinetos do seu herdeiro Valério Augusto de Sousa que viu o seu primeiro filho nascer no casario, em 1919, ainda hoje habitado. Nascido em 1888, dizia com frequência que a sua esposa herdara de seus avós as atuais casas com vinhas e olivais circundantes mas a que, e por vontade da Filoxera, juntou ele próprio mais 24 sortes, por compra a 24 pequenos proprietários vizinhos, então desiludidos com os efeitos desta doença quase fatal para o Douro.

Ampliando assim a Quinta da Furada que desde então se mantém una, guardando segredos, histórias, sabores e mistérios. Prova da busca pelo desvendar dos segredos desta quinta, e o que acabou por lhe dar o nome, foram os furos encontrados na propriedade que denotavam a pesquisa de volfrâmio, ainda do tempo dos Romanos.

Morada

[email protected]/ +351 254 422 099