Partilhar:

Vinho Tinto
Niepoort
Omlet 2008, 75cl
Douro

33,49

 13.5%

 2010-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 22 de Julho de 2010

Cor carregada e muito viva, com notas de fruta preta e vermelha muito fresca e bem definida. Aromas a pimenta preta e vermelha, com forte presença mineral e um aroma a pedra molhada, ligeira nota de folha de tabaco. Na boca, é muito vivo e elegante, com estrutura muito bem definida e completamente integrada no vinho. Guloso e sumarento, possui uma acidez refrescante que, conjugada com a concentração típica das vinhas velhas, nos dá um final muito persistente e antevê um grande potencial de envelhecimento.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

Esta é a 3ª edição do OmLet, que conjuga o interesse de Telmo Rodrigues em produzir um vinho em Portugal, em particular no vale do Douro, com a vontade permanente da Niepoort de tentar diversas abordagens em diferentes terroirs. A ideia foi incorporar a técnica de Telmo de realizar vinificações suaves. Para isso, foram utilizadas uvas provenientes de duas vinhas velhas com mais de 70 anos plantadas no vale de Covas, a uma elevada altitude, com exposição a nascente.

Telmo Rodrigues é um enólogo e produtor espanhol muito conhecido, com uma vasta experiência de vinificação em diferentes regiões espanholas.

VINIFICAÇÃO: O ano de 2008 foi excelente na região do Douro. As chuvas que ocorreram durante a primavera e o início do verão permitiram manter os níveis de humidade no solo até ao momento da vindima. Por outro lado, as baixas produtividades verificadas, resultantes de uma fraca nascença e de uma sofrida floração com elevados teores de humidade, deram origem a mostos muito equilibrados, com boa acidez e teores de açúcar nada excessivos. Durante o período de maturação, as noites frias originaram vinhos com um perfil aromático fresco e muito presente. A vindima foi feita na última semana de setembro. As uvas foram totalmente desengaçadas e fermentadas em balseiro de madeira, com uma maceração de cerca de 30 dias e mínima extração. O vinho estagiou 18 meses em barricas usadas de 500 e 300L, com o objetivo de manter a pureza da fruta e evitar uma presença demasiado marcada da madeira. Engarrafado em: Julho de 2010.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: Carne maronesa, naco de carne, javali.

DADOS ANALÍTICOS: Extrato seco (g/dm³): 28.10 |
PH: 3.61 | Acidez Total (g/dm³): 5.38 | Acidez Volátil (g/dm³): 0.77 | SO, livre enchimento (mg/dm³): 15

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100372

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela