Niepoort
Esta é a 3ª edição do OmLet, que conjuga o interesse de Telmo Rodrigues em produzir um vinho em Portugal, em particular no vale do Douro, com a vontade permanente da Niepoort de tentar diversas abordagens em diferentes terroirs. A ideia foi incorporar a técnica de Telmo de realizar vinificações suaves. Para isso, foram utilizadas uvas provenientes de duas vinhas velhas com mais de 70 anos plantadas no vale de Covas, a uma elevada altitude, com exposição a nascente.
Telmo Rodrigues é um enólogo e produtor espanhol muito conhecido, com uma vasta experiência de vinificação em diferentes regiões espanholas.
VINIFICAÇÃO: O ano de 2008 foi excelente na região do Douro. As chuvas que ocorreram durante a primavera e o início do verão permitiram manter os níveis de humidade no solo até ao momento da vindima. Por outro lado, as baixas produtividades verificadas, resultantes de uma fraca nascença e de uma sofrida floração com elevados teores de humidade, deram origem a mostos muito equilibrados, com boa acidez e teores de açúcar nada excessivos. Durante o período de maturação, as noites frias originaram vinhos com um perfil aromático fresco e muito presente. A vindima foi feita na última semana de setembro. As uvas foram totalmente desengaçadas e fermentadas em balseiro de madeira, com uma maceração de cerca de 30 dias e mínima extração. O vinho estagiou 18 meses em barricas usadas de 500 e 300L, com o objetivo de manter a pureza da fruta e evitar uma presença demasiado marcada da madeira. Engarrafado em: Julho de 2010.
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: Carne maronesa, naco de carne, javali.
DADOS ANALÍTICOS: Extrato seco (g/dm³): 28.10 |
PH: 3.61 | Acidez Total (g/dm³): 5.38 | Acidez Volátil (g/dm³): 0.77 | SO, livre enchimento (mg/dm³): 15
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100372