Partilhar:

Vinho Tinto
Niepoort
Charme 2022, 75cl
Douro

64,49

  sem stock

 13.1%

 2024-2036

 Servir a 16º-18º

90/100  Wine Spectator

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 12 de Fevereiro de 2024

Com a sua cor grená e viva, a aparência deste vinho é provavelmente mais próxima de um Pinot Noir da Borgonha. Depois do "peso pesado" de 2021, o 2022 é um ano difícil para este estilo de vinho, por ser um ano de bastante concentração, mas o sucesso deste vinho deve-se a uma vindima precoce. O nariz revela a complexidade das castas e vinhas velhas que lhe dão origem. Começa floral, seguido por nuances de grafite sobre uma base de cereja e ruibarbo. A madeira é incrivelmente discreta e equilibrada por notas de ervas aromáticas que o tornam complexo e sofisticado. Na boca é elegante, preciso e estruturado. O final é persistente e longo, complementado por uma excelente acidez que promete uma fantástica evolução em garrafa.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Niepoort

O Charme é um vinho raro do Douro. A sua elegância e complexidade, os seus taninos envolventes e macios, são uma forma única de expressar as vinhas velhas, com entre 70 e mais de 100 anos, mais frescas e abrigadas de Vale de Mendiz, em pleno vale do Pinhão. Dirk Niepoort tem no Charme a sua derradeira interpretação e denunciada paixão pela região de Borgonha. Um vinho de assinatura, um vinho ímpar. O Charme é o único vinho tranquilo produzido na adega de Vale de Mendiz, nos lagares redondos de granito.

O ano vitícola de 2022 foi o mais seco do século XXI! A vindima de 2022 foi a mais precoce de sempre! Nos últimos anos temos assistido a uma maior variabilidade climática e maior frequência de fenómenos extremos, como as ondas de calor e as chuvas intensas que caracterizaram o ano 2022, no Douro. Da forma natural como trabalhamos na Niepoort, esta variabilidade climática tem grande impacto no perfil final dos vinhos, e como tal este ano foi um ano para recordar.

Os cachos inteiros foram levemente esmagados em lagares de granito onde foram pisados. O mais importante neste processo de vinificação é o período de tempo da maceração pré-fermentação e o início da fermentação alcoólica, onde a extração é muito curta, mas intensa. A fermentação do Charme é inicialmente feita em lagares e, em seguida, o processo é concluído em barricas. Estagia em barricas de carvalho francês durante 15 meses. Engarrafado em Fevereiro de 2014.

Sugestão gastronómica: Cogumelos e pratos de caça, tal como perdiz e faisão.

Prémios

96/ 100 – James Suckling – Top 100 Portuguese Wines 2023

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100267-3

Niepoort Vinhos

A família Niepoort tem vindo a produzir Vinho do Porto desde 1842. A primeira propriedade no Douro foi comprada em 1987 e Dirk Niepoort deu início a uma nova era na empresa com a criação do primeiro Redoma Tinto em 1991. Nos últimos anos, a Niepoort lançou a si própria o grande desafio de interpretar outros solos e climas, e adquiriu duas propriedades noutras regiões: Dão e Bairrada. Descubra o Triângulo Niepoort que expressa os diferentes terroirs: Xisto (Douro), Calcário (Bairrada) e Granito (Dão). Após terem criado em 2002 o primeiro vinho da família dos “Fabulosos”, ao qual se deu o nome de “Fabelhaft”, Dirk Niepoort insistiu em desenhar um rótulo original e distinto para cada mercado recorrendo a um artista local para ilustrar uma história adequada aos valores e sensibilidade de cada país e a sua relação com o vinho. “Diálogo”, ”Conversa”, “Allez Santé”, “Drink Me”, “Alonso Quijano” ,”Fabelhaft”, entre outros, são alguns dos nomes que os “Fabulosos” assumem atendendo à realidade dos mercados a que se destinam, respectivamente Portugal, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha. Este vinho simboliza a alegria, a celebração, a boa comida, os bons amigos, a boa vida, um vinho de puro prazer, elegante e que expressa a realidade do Douro. Em Julho 2011 foram lançados o Diálogo Branco 2010 e o Fabelhaft Branco. Os “Projectos Wines” incluem todos os vinhos com o rótulo “Niepoort Projectos”, que são experiências realizadas no Douro ou em Vila Nova de Gaia, mas também vinhos feitos em parceria com outros produtores, tais como o Doda, com Álvaro de Castro, da região do Dão; OmLet, feito no Douro com o produtor espanhol Telmo Rodriguez; Ultreia, produzido no Douro com o produtor espanhol Raul Perez; os vinhos Muhr van der Niepoort, produzidos na Áustria, em colaboração com Dorli Muhr; Cape Charme e Cape Fortified, produzidos na África do Sul com Eben; ou Ladredo, de Ribera Sacra (Espanha).

Morada

Niepoort Vinhos S.A.

Rua Cândido dos Reis, 670
4400-071 Vila Nova de Gaia
Portugal