Monte Bluna
O Monte Bluna Tinta Miúda é um vinho tinto raro e simples: Raro pela casta que lhe dá o nome e pelo terroir perfeito de onde provém, ou não fosse aquele onde ela nasceu em Portugal; simples porque o que é inato é simples quando sujeito a uma intervenção mínima, equilibrada e sempre muito ponderada, no respeito pela máxima do produtor “de uma terra ancestral, o melhor vinho, quando a natureza o quiser.”
Vinificação e estágio: O Monte Bluna Tinta Miúda 2020 é um vinho monovarietal. A uva foi vindimada manualmente, com escolha, para pequenas caixas de 20 Kg. Na adega, após nova triagem qualitativa manual, a uva foi totalmente desengaçada e gentilmente esmagada. Realizou-se curta maceração pré-fermentativa, sendo que a fermentação decorreu em cubas de aço inoxidável à temperatura controlada de 20ºC. Durante este período, procedeu-se a remontagens de duração e intervalo variáveis. A transformação maloláctica, de acabamento, é feita já em casco usado de carvalho Francês. Maturou nesses mesmos cascos 9 meses. De seguida, cumpriu 12 meses de maturação em vasilha de inox, para aprimoramento sensorial e incremento em complexidade. Para preservar a sua qualidade, o Monte Bluna Tinta Miúda 2020 foi engarrafado sem tratamento, podendo assim dar azo à formação de depósito natural. O engarrafamento teve lugar a 9 de junho de 2022 e iniciou a sua comercialização em 2023.
Guarda: Não obstante poder ser consumido desde já, apresenta predicados para evoluir positivamente em garrafa por vários anos, desde que a mesma seja armazenada adequadamente.
Prémios
90/100 i-winereview.com
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 110156