O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Novembro de 2021
Mostra cor intensa e aroma a frutos silvestres maduros, com elegante nota floral típica da Touriga. Na boca, o corpo cheio e carnudo da Syrah é avivado pelo tanino e acidez do Alicante Bouschet, resultando num vinho muito equilibrado, fresco, longo e sedutor.
O ano vínico de 2020 foi desafiante. Foi um ano de contrastes, mas também de equilíbrio. O mês de julho mais quente de que há memória no Alentejo resultou em bagos pequenos, que associados à escolha da data da vindima, resultaram em vinhos com elevada concentração de aroma e sabor.
O reserva tinto da herdade da mingorra nasce de uma seleção de uvas provenientes de três parcelas distintas: vinha velha de alicante bouschet dos anos 80 enxertada com Touriga Nacionalno início dos anos 2000, e um talhão de syrah plantado em 2005. As castas escolhidas, entre as mais nobres do Alentejo, de Portugal e do mundo, resultam de décadas de experiência e estudo sobre a forma como se comportam nos solos e clima do sul alentejano.
Vinificação: Maceração pré-fermentativa a frio, fermentação tradicional de curtimenta com temperatura controlada a 26ºC; 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês.
Enólogo: Pedro Hipólito.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105288
Mingorra
Nas terras quentes do Baixo Alentejo, a escassos quilómetros da cidade de Beja, há uma das mais antigas culturas vitícolas da região. São vinhas com décadas de história que Henrique Uva preserva e rentabiliza há anos e as quais sempre quis valorizar como produtor independente.
Em 2004 concretizou-se o sonho, com o projecto a dar pelo nome de Henrique Uva / Herdade da Mingorra. A Adega está devidamente enquadrada nos 1.400 ha de uma paisagem que chega a ser exuberante, tal é a diversidade de culturas e fauna, com várias bacias hidrográficas a funcionarem como autênticos oásis. A Adega assume-se como um autêntico lugar de culto. Um espaço onde a modernidade e a funcionalidade convivem, de forma indelével, com as técnicas mais tradicionais.