Mater-Dôme
Região: Mêda (Douro Superior) – 600 m de altitude.
Solo: Transição entre xisto e granito.
A região de Mêda tem vindo a ser redescoberta. Já nas décadas de 50 e 60, os seus vinhos eram muito conhecidos e populares nos antigos restaurantes do Porto, ao lado dos Vinhos Verdes e dos Vinhos Maduros. A nossa relação com a Mêda começou em 2003 e, desde então, temos dedicado especial atenção à região, trabalhando os seus vinhos. Este terroir, outrora famoso, encontra-se hoje diluído na vasta área da DOC Douro, mas possui um extraordinário potencial próprio.
Localizada entre o Dão e o Douro, a Mêda apresenta características de ambas as regiões. Com solos de transição entre xisto e granito e altitudes que podem chegar aos 700 m, a região beneficia de um clima distinto: maior precipitação do que o restante do Douro Superior, verões mais amenos e invernos mais rigorosos.
O Vinho: O terroir de altitude e a transição xisto/granito da Mêda permite produzir vinhos que envelhecem com grande qualidade, sem a necessidade de serem engarrafados ao segundo ou terceiro ano. Por essa razão, este vinho tem um estágio prolongado invulgar, tanto em barricas como em cubas. Esta abordagem permite uma evolução do vinho diferente do envelhecimento em garrafa, com outras condições de oxidação/redução, desenvolvendo aromas terciários frescos, mais próximos do caráter original do vinho. É um tipo distinto de afinamento.
Vinificação: Clássica. Fermentação em cuba seguida de maceração por 20 dias. Dois anos de envelhecimento em pipas de carvalho francês, seguidos de 13 anos de estágio em cuba.
Parâmetros Analíticos:
pH: 3,64
Açúcar Residual: < 2 g/L
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107647