Partilhar:

Vinho Tinto
Marqués de Murrieta
Reserva 2020, 75cl
Rioja

24,66

 14%

 2024-2042

 Servir a 16º-18º

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2024

A apresentação deste Marqués de Murrieta 2020 é uma combinação fascinante de aromas de framboesa, mirtilo e cereja preta, realçados por notas de tomilho, alecrim e sândalo. Direto e preciso, revela uma suculenta carga frutada, moldada por taninos elegantes e um final fresco e agradável.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Marqués de Murrieta

Este vinho DOC Rioja reflete a elegância, solidez e consistência que são marcas distintivas da adega Marqués de Murrieta – um dos vinhos mais conhecidos de Espanha.

As uvas provêm principalmente da Finca Ygay, localizada em Rioja Alta, uma propriedade de 300 hectares ao redor da adega, com solos predominantemente argilo-calcários e uma altitude variável que confere diversidade ao terroir.

Vinificação: A vindima é manual. O lote é composto por 82% Tempranillo, 8% Graciano, 7% Mazuelo e 3% Garnacha. Após a receção na adega, os cachos são desengaçados e as variedades fermentam separadamente em depósitos de aço inoxidável, com controlo de temperatura. O período de maceração dura entre 8 e 10 dias, com remontagens e bazuqueios para favorecer o contacto do mosto com as películas, promovendo uma extração lenta e natural de aromas e polifenóis. Após a fermentação, as partes sólidas da uva são prensadas em prensas verticais, num processo suave e lento que extrai a cor e os taninos maduros presentes nas películas.

Estágio: 21 meses em barricas de carvalho americano com capacidade de 225 litros.

Sugestões de Harmonização: Acompanha na perfeição pratos de pescada (a provar com uma Kokotxa de pescada ligeiramente fumada com pil-pil, azeitona e soja); pratos de grão-de-bico com trufa branca; ou lulinhas grelhadas com ervas aromáticas e azeite.

Prémios

94+/ 100 – Robert Parker
94/ 100 – Tim Atkin
94/ 100 – James Suckling

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104256

Marqués de Murrieta

A fundação de Marqués de Murrieta está ligada às origens dos vinhos de Rioja desde que Luciano Murrieta produziu, em 1852, o primeiro vinho de Rioja e foi também o primeiro a exportar seus vinhos. Luciano, nomeado marquês pelo rei Amadeo de Sabóia graças ao seu trabalho em Rioja, viajou para Bordeaux para aprender as técnicas de vinificação que introduziu mais tarde na Espanha. Ele estabeleceu o conceito de château no Ygay Estate, onde construiu o emblemático Castelo Ygay. Em 1983, Vicente Cebrián Sagarriga, o décimo conde de Creixell, assumiu o projeto. Modernizou a adega e, com a sua vocação empresarial, continuou o legado de Marqués de Murrieta. Após a sua morte, o seu filho mais velho, Vicente D. Cebrián-Sagarriga, actual Conde de Creixell, assumiu juntamente com a sua irmã Cristina a gestão da adega, acompanhada por uma equipa jovem e qualificada. Ao longo dos anos, a família do Conde de Creixell tornou-se a perfeita continuidade para manter o equilíbrio entre tradição e modernidade, posicionando Marqués de Murrieta no século XXI em posição privilegiada no mundo.

Morada

N-232a Km 402, 26006 Logroño, La Rioja, Espanha