Partilhar:

Vinho Tinto
Maçanita
Chão dos Eremitas Tinta Carvalha 2022, 75cl
Regional Alentejano

31,49

 12.5%

 2024-2039

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 19 de Março de 2024

Cor muito aberta, rubi, nariz intenso fresco, notas de fruto vermelho amargo, romã notas de grafite. Ataque tenso muito fino, elegante muita profundidade e tensão. Um tinto que mostra que o Alentejo pode ser outra coisa. Um tinto com boa acidez bom peixes gordos complexo e carnes de tacho.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Maçanita

Localizado no sopé sul da Serra d’Ossa, este é um lugar especial — sente-se!
Dois riachos descem a serra, trazendo as águas das chuvas e mantendo o solo fresco mesmo sob o intenso calor alentejano. Aqui, o nível freático da água nunca desce abaixo dos 5 metros. Este local, antigamente conhecido como o Chão dos Eremitas, tem uma história rica: “Chão” refere-se a uma zona plana, e “Eremitas” à presença dos monges Eremitas da Ordem de São Paulo.

Há registos de produção ininterrupta de vinho desde o século XIV, tão significativa que, em 1397, uma Bula Papal isentou os “Pauperes Eremitas” do pagamento de impostos nas suas vinhas. Mas a história vai ainda mais longe: a descoberta de uma ânfora de vinho fenícia, datada do século VIII a.C., liga este território ao vinho cerca de 900 anos antes da chegada dos Romanos.

Vinificação:
As uvas, plantadas em solos graníticos e em regime de proteção integrada certificada, são rigorosamente selecionadas em mesa de escolha. A fermentação é feita com 30% de cacho inteiro e 70% desengaçadas, caindo por gravidade na cuba. Segue-se uma fermentação espontânea e uma maceração de 40 dias com as películas, antes do estágio de 12 meses em cubas de inox.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105669

António Maçanita

Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.