Maçanita
Localizado no sopé sul da Serra d’Ossa, este é um lugar especial — sente-se!
Dois riachos descem a serra, trazendo as águas das chuvas e mantendo o solo fresco mesmo sob o intenso calor alentejano. Aqui, o nível freático da água nunca desce abaixo dos 5 metros. Este local, antigamente conhecido como o Chão dos Eremitas, tem uma história rica: “Chão” refere-se a uma zona plana, e “Eremitas” à presença dos monges Eremitas da Ordem de São Paulo.
Há registos de produção ininterrupta de vinho desde o século XIV, tão significativa que, em 1397, uma Bula Papal isentou os “Pauperes Eremitas” do pagamento de impostos nas suas vinhas. Mas a história vai ainda mais longe: a descoberta de uma ânfora de vinho fenícia, datada do século VIII a.C., liga este território ao vinho cerca de 900 anos antes da chegada dos Romanos.
Vinificação:
As uvas, plantadas em solos graníticos e em regime de proteção integrada certificada, são rigorosamente selecionadas em mesa de escolha. A fermentação é feita com 30% de cacho inteiro e 70% desengaçadas, caindo por gravidade na cuba. Segue-se uma fermentação espontânea e uma maceração de 40 dias com as películas, antes do estágio de 12 meses em cubas de inox.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 105669