Bordéus tem a reputação de ser rica em herdades prestigiadas que produzem vinhos excecionais com preços ao mesmo nível, mas há uma herdade que se destaca de todas as outras. Tendo recebido o seu nome com inspiração no deus romano da viticultura, Liber Pater é uma pequena adega gourmet em Graves, que apenas começou a sua produção em 2006 e rotula os seus vinhos apenas como “Vin de France”.
Então, como é que a Liber Pater se tornou num objeto de culto e num dos melhores produtores em Bordéus? A resposta passa pelo dono e enólogo aventureiro Loic Pasquet. A sua dedicação inspiradora em trazer de volta as castas de Bordéus como o Marselan, Tarney Coulant e Castet, e o seu focado empenho na qualidade produz vinhos excecionais que recebem frequentemente acima dos 90 pontos por parte dos mellhores críticos de vinho.
Pasquet trabalha em particular com cepas não enxertadas e acredita que isto lhe permite criar vinhos mais autênticos. Durante a rápida propagação de filoxera em meados dos anos 1800 que destruiu 40% das vinhas francesas, as cepas francesas foram enxertadas com cepas americanas, as quais eram resistentes à doença. O uso de cepas não enxertadas por Pasquet, proporciona ao amantes do vinho um aroma de Bordeaux antes da filoxera, oferecendo um ponto de comparação nostálgico com as variantes modernas de Bordeaux.
Acompanhar o foco em cepas históricas poucos conhecidas é uma forma de recuperar os métodos tradicionais de vinificação. Pasquet cultiva as suas vinhas com pouco mais do que um velho arado de 150 anos e uma mula, trabalhando de forma de forma orgânica, o que o ajuda a ter um impacto incrivelmente pequeno no meio ambiente. Obviamente, produzir vinho desta forma é um trabalho intensivo e é significativamente mais dispendioso do que os métodos mecanizados modernos, mas o resultado final é único e magnífico; um vinho que relembra a antiga harmonia entre o Homem e a Terra.
Visto que Loic produz quantidades minúsculas por ano do seu Liber Pater, estes são incrivelmente raros e difíceis de encontrar. Aproximadamente 2400 garrafas de Liber Pater tinto são produzidas anualmente, dependendo da colheita, juntamente com 300 garrafas cada do seu delicioso vinho branco, fermentado em barricas de carvalho, e do seu doce vinho de sobremesa. Dependendo da colheita, o icónico Liber Pater tinto de Pasquet é produzido para fermentar e ter um processo de maturação de entre 10 a 25 anos na adega antes de atingir a sua maturação ideal.
Estas quantidades modestas e qualidade fantástica são as razões pelas quais os vinhos Liber Pater são tão procurados em todo o mundo apesar da curta idade da herdade. Para um investidor que procura investir para além das melhores herdades tradicionais de Bordeaux, Liber Pater é uma opção excelente com o potencial para obter retornos significantes no futuro graças à suas exclusividade, autenticidade e pura paixão que estão por detrás da marca.