Adega Cooperativa do Algarve
A região vitivinícola do Algarve foi demarcada em 1980 na área correspondente aos limites totais da própria região. A história da organização dos vinhos do Algarve tem o ponto de partida com a então denominada Comissão Vitivinícola Regional Algarvia, iniciando a sua atividade em 1994, num processo complexo onde as explorações e entidades recém-constituídas se viram confrontadas com um setor fortemente desprotegido e em fase de abandono.
À data, apenas se realizava a certificação dos vinhos com direito a Denominação de origem Controlada de Lagos Portimão, Lagoa e Tavira. A par desta situação as Adegas Cooperativas do Algarve também passaram por dificuldades económico-financeiras, que culminou com o encerramento da Adega Cooperativa de Tavira (1992) e da Adega Cooperativa de Portimão (1997). Mais tarde deu-se a fusão da Adega Cooperativa de Lagos com a de Lagoa, dando origem à ÚNICA – Adega Cooperativa do Algarve.
A partir de 1998 a Comissão imprimiu uma nova dinâmica, visando a melhoria e rejuvenescimento das estruturas vitivinícolas da região, que levou à renovação até ao ano de 2005 de cerca de 400 ha de vinhas, em todo o Algarve.
Morada
Estrada Nacional 125 – Bemparece
8400-901 Lagoa