Partilhar:

Vinho Tinto
Lacrau
Superior 2022, 75cl
Douro

19,49

 14%

 2024-2037

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2024

Lacrau Superior é um vinho do Douro de cor grená com boa intensidade e profundidade. Em termos de aroma é um vinho complexo e profundo lembrando frutos vermelhos e pretos maduros envolvidos pelas notas de especiarias que conferem elegância. No palato demonstra taninos macios envolvidos pela fruta. Bom aroma de boca. Excelente estrutura. Final muito longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Lacrau

As uvas que deram origem a este vinho são provenientes de vinhas de qualidade superior, localizadas nas cotas altas do Cima Corgo. As práticas culturais da época recomendavam uma densidade de plantação elevada, obrigando assim as raízes a explorarem o solo a maior profundidade. Esta prática em conjunto com a idade das cepas induz a uma baixa produção. Nestas vinhas superiores, podemos ainda encontrar o Buthus occitanus, vulgo Lacrau.

Lacrau vem do árabe al-’aqrab. Lacrau é um animal invertebrado artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. O Lacrau é o único escorpião existente em Portugal. Distribui-se por todo o território nacional, desde Trás-os-Montes ao Algarve, encontrando-se frequentemente em zonas áridas, com rochas expostas ao sol.

Vinificação: Colheita manual. Escolha manual dos cachos. Desengace seguido de esmagamento. Fermentação em lagar com pisa a pé e fermentação em cuba inox com maceração pós fermentativa. Estágio em cascos de carvalho entre 14 a 18 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104299

Secret Spot Wines

Secret spot Wines nasce de um sonho concretizado num projeto a dois e tem o somente um objetivo: conseguir produzir o melhor vinho, fiel às suas origens. O primeiro passo passou por encontrar um local de vinificação acessível, com um clima ameno (altitude elevada), espaçoso e bem dimensionado, que permitisse conciliar as tradicionais práticas vinícolas durienses com os contributos da enologia moderna. O local encontrado foi a Adega da Quinta da Faísca, na freguesia de Favaios. A construção data de 1946. Na adega encontravam-se 3 lagares e 1 lagareta em pedra (no piso superior) assim como uma prensa vertical. No piso inferior repousavam 14 tonéis em madeira para o estágio de Vinho do Porto e Moscatel. Com o objectivo de criar uma adega que permitisse vinificar pequenas parcelas recorrendo a diferentes estilos de vinificação, precedeu-se a algumas alterações. Toda a recepção de uvas foi deslocada para o exterior da adega, mantendo-se os lagares e a prensa vertical. No piso inferior remodelaram-se 7 tonéis de diferentes capacidades, instalou-se 1 prensa vertical, 3 cubas de fermentação e 6 cubas de armazenamento. No espaço ocupado pelos restantes velhos tonéis encontram-se hoje a repousar as barricas de carvalho. Desde a triagem até à prensagem das uvas não se utiliza qualquer bomba. O elemento arquitectónico desta adega – construção em dois pisos –, tão característicos das adegas durienses, permite deslocar o vinho com o uso da gravidade.

Morada

Quinta da Faísca – 5070-270 Favaios PORTUGAL