Partilhar:

Vinho Tinto
José Maria da Fonseca
Hexagon 2017, 75cl
Península de Setúbal

79,99

 14.1%

 2024-2034

 Servir a 14º-16º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Outubro de 2024

COR: Vermelho escuro com poucos laivos acastanhados.
AROMA: Mirtilos, violeta, ameixa preta, amoras pretas, traços de trufa, madeira de carvalho (como suporte), harmonioso, elegante, vivo e equilibrado.
PALADAR: Frutado, elegante, cheio mas suave, alguma madeira de carvalho francês, taninos presentes, mas bem suaves.
FIM DE BOCA: Final longo aonde se nota a acidez do Tinto Cão e logo de seguida a do Tannat.

Descubra todos os vinhos deste produtor

José Maria da Fonseca

O Hexagon é composto por seis castas —Touriga Franca (30%), Touriga Nacional (20%), Syrah (20%), Trincadeira (14%),Tinto Cão (10%) e Tannat (6%) —, que conferem ao vinho uma complexidade única, uma cor rubi intensa e um aroma denso e fechado. Trata-se de um tinto com taninos muito bem integrados e um longo final de boca.

Este é o “topo de gama” da José Maria da Fonseca, criado pelo enólogo Domingos Soares Franco, que sempre ambicionou fazer um grande vinho português ao nível internacional. Desta produção limitada, foram produzidos cerca de 8500 litros. Delicioso, após decantação, acompanhando pratos de caça e queijo, é um vinho com grande potencial de guarda.

Vinificação: As uvas são pisadas em lagar de inox e fermentadas a 27ºC por cerca de 6 dias. A fermentação alcoólica termina em cascos de carvalho, onde o vinho permanece sobre borras finas por 3 meses, com bâtonnage regular. Após a primeira trasfega, o vinho retorna aos mesmos cascos. No final do estágio, realiza-se uma última trasfega antes do engarrafamento, sem filtração ou estabilização.

Envelhecimento: O vinho estagiou durante 8 meses em meias pipas novas de carvalho francês.

Parâmetros químicos:
Acidez total: 5,8 g/L
pH: 3,55

Prémios

95/ 100 – Wine Enthusiast (colheita 2015)
94/ 100 – Robert Parker – The Wine Advocate (colheita 2015)
“Melhores Vinhos de 2019” – Vinhos Grandes Escolhas (colheita 2014)
94/ 100 – Robert Parker – The Wine Advocate (colheita 2009)
18/ 20 – Revista Wine (colheita 2008)
17,5/ 20 – Revista de Vinhos (colheita 2008)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110564

José Maria da Fonseca

Um negócio de família com quase dois séculos de história que, sem nunca repousar sobre as glórias conquistadas, tem sabido modernizar-se. A José Maria da Fonseca exerce a actividade vinícola desde 1834, fruto da paixão partilhada de uma família que tem sabido preservar e projectar a memória e o prestígio do seu fundador. Consciente da responsabilidade de ser, na actualidade, o mais antigo produtor de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal, a José Maria da Fonseca obedece a uma filosofia de permanente desenvolvimento, o que a leva a investir sempre mais em suportes de investigação e de produção, aliando as mais modernas técnicas ao saber tradicional. Exemplo disso mesmo é a Adega José de Sousa Rosado Fernandes, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, onde a tradição romana de fermentar em potes de barro se mantém a par da última tecnologia.

Continuando a investir em produtos de referência a nível internacional, sempre pautados pela qualidade, a José Maria da Fonseca tem contribuído de forma decisiva para a divulgação e o prestígio dos vinhos nacionais. Dos quase 650 hectares de vinhas, e de uma adega dotada de tecnologia de última geração que rivaliza com as melhores do mundo, resultam vinhos que aliam a experiência acumulada ao longo da sua história com as mais avançadas técnicas de vinificação. Além de todos estes recursos utilizados na produção dos seus vinhos, o que mais caracteriza o trabalho na José Maria da Fonseca é uma enorme paixão pela arte de fazer vinho. É esta paixão, geradora de emoções, que a José Maria da Fonseca partilha com o consumidor de cada vez que este prova um dos seus vinhos.

Morada

José Maria da Fonseca – Comercial Vinhos, Lda.

Quinta da Bassaqueira – Estrada Nacional 10 2925-542 Vila Nogueira de Azeitão
Setúbal
Portugal