Infinitude
Localizada entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, a 25 km de Lisboa, a região de Colares é uma das mais antigas demarcações vinícolas do país (1908). É a mais ocidental do continente europeu e a menor região produtora de vinhos tranquilos de Portugal.
Vinhas e Terroir: As vinhas são plantadas em pé-franco nos característicos solos arenosos, livres de filoxera, a menos de 1 km da costa Atlântica e a uma média de 110 metros de altitude. O clima é fortemente influenciado pelo Atlântico, com verões de temperaturas moderadas, ventos salgados e constantes. A Serra de Sintra, ao sul, favorece a formação de nevoeiros e mantém a elevada humidade relativa. O sistema de condução é livre, com cordões rastejantes sobre a areia. Pequenos troços de cana (pontões) são usados para elevar os cachos durante o verão. Paliçadas de cana seca e muros de pedra solta protegem as vinhas dos ventos.
Vinificação e Estágio: A vindima ocorre no final de setembro. Este vinho é produzido pelo processo clássico de “curtimenta”, com 50% das uvas desengaçadas. A fermentação ocorre em depósitos de inox com temperatura controlada (26º-28ºC) e remontagens cuidadosas. O estágio estendeu-se por 5 anos, começando em grandes tonéis de madeiras exóticas, seguido de pequenos barris de carvalho francês de segundo uso (mais de 4 meses) e, finalmente, em depósitos e garrafa. Engarrafado em maio de 2023.
Enólogo: Francisco Figueiredo.
Potencial de Guarda: Até 20 anos.
Harmonizações: Perfeito para acompanhar assados de carne, caça e pratos com cogumelos. Beneficia da abertura prévia da garrafa e/ou decantação.
Detalhes Técnicos: Acidez total: 6,13 g/L | Acidez volátil: 0,84 g/L | pH: 3,6 | SO2 livre/total: 20/95 mg/L | Açúcar residual: < — g/L
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 107584