Herdade do Esporão
O Torre do Esporão é a expressão máxima das singularidades do ano, em conjunto com as características únicas dos nossos territórios e da experiência de quem o faz. Feito para durar, representa a ambição do Esporão de fazer os melhores vinhos que a natureza proporciona, de modo responsável e inspirador.
Ao longo da vindima acompanhamos de forma próxima e detalhada os índices de maturação, pelo que cada parcela e casta foi vindimada em separado de acordo com seu perfil e respetivaorigem. Em 2017 o Aragonês foi vindimado
no dia 21 de Agosto, mais cedo que o habitual. A Touriga Franca e a Touriga Nacionalchegaram a adega no 11 de Setembro, o Alicante Bouschet dos Perdigões a 14 de Setembro e o de Lavradores a 29 de Setembro. Após a vindima, o Aragonês iniciou afermentação alcoólica em lagares de mármore com pisa a pé e terminou em cubas de betão onde fez a fermentação malolática e depois foi trasfegado e permaneceu em balseiros de 5000 litros. A Touriga Franca e a Touriga Nacionalco-fermentaram em lagares demármore com pisa a pé, após prensagem foram trasfegadas para barricas de 500 litros de carvalho francês de 2ºano de utilização, onde também fez fermentação malolática e permaneceu por 18 meses.
Ambas as parcelas da casta Alicante Bouschet fermentaram separadamente em cubas de betão. Realizaram a fermentação malolática em barricas novas de carvalho francês de 500 litros, onde permaneceram mais 18 meses.
Estágio de 18 meses em barricas novas e barricas de 2º uso, com capacidade de 500 litros de carvalho francês e balseiros de 5000 litros. Seguiram-se no mínimo 3 anos de estágio em garrafa.
Prémios
95/100 Wine Enthusiast (2011); 95/100 Robert Parker (2011)
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106218