Partilhar:

Vinho Tinto
Grande Druida
2020, 75cl
Dão DOC

53,61

 13.5%

 2023-2033

 Servir a 16º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 16 de Agosto de 2023

Nariz delicado e rico com notas de cacau, pimenta, cereja, sílex e mato silvestre. Na boca, apresenta várias dimensões: tenso, volumoso, estruturado, fresco, com taninos sedosos e bastante persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Grande Druida

Esta primeira edição marca o regresso da casta Baga a estas vinhas, localizadas a 500 metros de altitude na margem direita do rio Dão. Os solos de origem granítica, com bastante quartzo e argila, conferem um carácter especial a estas uvas. O clima caracteriza-se por outono e inverno frios, ventosos e húmidos, primavera amena e verão seco e quente.

O ano climático caracteriza-se como seco e quente no geral. As elevadas amplitudes térmicas da região permitiram uma maturação lenta que preservou muita frescura e acidez nestas uvas, colhidas e selecionadas manualmente no início de setembro.

Vinificação: Lote com Baga (30%), Alfrocheiro (50%), Touriga Nacional (20%). Fermentação em lagar com 40% de cacho inteiro.

Estágio: Este tinto estagiou num único tonel de carvalho de 1500 litros, seguido de estágio em garrafa.

Enólogo: Nuno Mira do Ó.

Caracterização Analítica: pH: 3,66 | Acidez total: 6,15 g/L | Acidez volátil: 0,69 g/L | Açúcar residual: 1,8 g/L

Tem potencial para envelhecer em garrafa. Guardar as garrafas deitadas em local fresco.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107589

Mira do Ó

Vinhas velhas, vinhas centenárias, vinhas de encosta, vinhas de várzea, mais argilosas ou pedregosas, todas originam vinhos diferentes.

Tem sido a nossa missão, interpretar todas as diferenças que existem nas vinhas e transpô-las para dentro dos diferentes vinhos. A nossa grande aposta é nas vinhas velhas de Baga, no caso dos tintos, e de Bical no caso dos brancos, embora em algumas vinhas existam misturas com outras castas locais.

A enologia é minimalista a nível de intervenção mas bastante diferenciada e adaptada a cada uma das diferentes vinhas, ou seja, as diferentes parcelas também têm uma abordagem diferente na adega de forma a melhor revelarem aquilo que acreditamos ser a sua expressão mais pura.

Queremos vinhos tensos, frescos e complexos, com grande ligação ao “terroir” e personalidade única e que, fundamentalmente, nos proporcionem prazer durante muitos anos.

Morada

V. Puro Vinhos
Rua Professor Francisco Gentil, nº16, 4ºesq, 1600-236, Lisboa
E-mail: [email protected]