Partilhar:

Vinho Tinto
Frei João
Clássico 2018, 75cl
Bairrada DOC

23,94

 13.5%

 2024-2039

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 7 de Fevereiro de 2024

Cor: Rubi.
Aroma: Muito fino e elegante, com notas de resinas, caruma, frutos negros, figo seco, feno e especiarias, típicas da casta e complexadas por nuances de madeira.
Sabor: No sabor destaca-se a frescura, estrutura e persistência olfato gustativa. Na boca percepcionam-se as mesmas sensações aromáticas da olfação nasal direta. Taninos presentes, mas domados. Muita aptidão para envelhecimento em garrafa.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Frei João

Vinificação: Este vinho teve origem num talhão de vinha da casta Baga, sujeito a práticas culturais muito criteriosas e rigorosas, atendendo-se à sensibilidade dessa casta. As uvas foram vindimadas manualmente e cuidadosamente vinificadas com maceração completa, em lagar com pisador pneumático. Após a fermentação maloláctica, o vinho estagiou 18 meses em pipas de carvalho francês de 500 litros e seguidamente, 12 meses em cuba de cimento, beneficiando da inércia térmica desta e como sempre foi tradição na nossa casa, para garantir a estabilidade natural do vinho. Foi engarrafado, sem ser sujeito a qualquer tratamento clarificante ou estabilizante, tendo seguidamente amadurecido em garrafa durante 3 anos.

Pratos recomendados: Carnes assadas ou grelhadas, peixes gordos, caça e queijos, entre muitas outras iguarias de sabores e texturas intensas.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107208

Caves de São João

Uma história que atravessa gerações.

Fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, as Caves São João são uma empresa familiar que, no início, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. É hoje a empresa familiar mais antiga ainda em actividade no concelho de Anadia.

Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a Empresa começa a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, inicia também a produção de espumantes naturais, pelo método “champanhês”, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mennesson.

Dá início à exportação de vinhos para o mercado brasileiro e, pouco tempo depois, para as antigas colónias portuguesas em África. No final da década de 50 nasce uma das mais célebres marcas de vinhos da região da Bairrada – o “Frei João” – e, um pouco mais tarde, uma marca da região demarcada do Dão, o “Porta dos Cavaleiros”.

Com a designação “Reserva”, iniciada pelas Caves São João, esta inova no mercado dos vinhos, utilizando rótulos de papel revestidos a cortiça natural.

As Caves São João adquirem a Quinta do Poço do Lobo, propriedade rústica com cerca de 37 hectares, situada na pequena localidade de Pocariça no concelho de Cantanhede. A Quinta foi, então, totalmente replantada com castas seleccionadas e rigorosamente parceladas.

Hoje em dia, e depois de alguns investimentos na área da vinificação e controlo de qualidade, as Caves São João encontram-se preparadas para fazer face aos futuros desafios a nível da produção, sempre com a preocupação de acompanhar a evolução dos mercados e os gostos de consumidores cada vez mais exigentes e atentos.

Morada

S. João da Azenha (Anadia) – Ap-1
T.+351 234 743 118
F.+351 234 743 000